Denúncia Ética
Como realizar uma denúncia ética contra um profissional do Sistema Confea/Crea?
Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) têm como objetivo principal defender a sociedade, e para isto, zelam pela ética e disciplina dos profissionais do Sistema Confea/Crea.
Caso você queira realizar uma denúncia devido a uma suposta conduta inadequada por parte de um profissional, é importante saber como protocolar uma denúncia ética.
Obtenha informações relevantes
- Certifique-se de ter informações corretas sobre o profissional em questão, como nome completo, número de registro no Crea, área de atuação, local de trabalho, etc.
- Verifique se o profissional em questão possui registro válido e ativo vinculado ao Sistema Confea/Crea, através de uma consulta ao sistema público de consultas do Crea-MG. Ela pode ser feita através deste Link.
- Reúna evidências (documentos que sustentem a sua denúncia). Exemplos: registros fotográficos, registros cartoriais, projetos, laudos técnicos, perícias, relatórios de órgãos públicos bombeiros/defesa civil, vídeos, registros de comunicação e-mails / WhatsApp, relatos de testemunhas, entre outras.
- A denúncia melhor fundamentada possui maior probabilidade de ser acatada na análise preliminar, conforme artigo 8º do anexo da Resolução 1.004/2003 do Confea, que será feita pela Câmara Especializada da modalidade do profissional denunciado.
Verifique a competência do Crea-MG
- Antes de realizar a denúncia, se possível, certifique-se de que a má conduta praticada pelo profissional esteja elencada nos artigos do Código de Ética Profissional, aprovado pela Resolução 1.002/2002 do Confea, a que todos os profissionais do Sistema Confea/Crea estão submetidos. Veja AQUI.
- Para mais esclarecimentos acesse este LINK.
Prepare a Denúncia
- O denunciante deve se identificar com o nome completo, endereço, CPF ou CNPJ (conforme o caso) e assinatura.
- ATENÇÃO: NÃO É POSSÍVEL FAZER UMA DENÚNCIA ÉTICA DE FORMA ANÔNIMA.
- ATENÇÃO: NÃO É POSSÍVEL FAZER UMA DENÚNCIA ÉTICA DE FORMA ANÔNIMA.
- Escreva um relato formal, descrevendo detalhadamente a conduta supostamente inadequada do profissional.
- Inclua as evidências que você coletou para sustentar a sua denúncia. Certifique-se de que elas estejam organizadas e identificadas para facilitar a análise.
Envie a Denúncia
- A denúncia deve ser protocolada na plataforma online. Clique AQUI para acessar.
- Caso seja o primeiro acesso, o denunciante precisa se cadastrar na plataforma de serviços. Veja as orientações neste LINK.
- Se o denunciante já possuir cadastro no sistema, deverá acessar a sua página profissional/empresa/leigos pessoas físicas ou jurídicas, e realizar a denúncia através da aba
protocolo -> cadastrar protocolo -> grupo de assunto: “processo de denúncia ética” -> assunto: “denúncia de infração ao código de ética profissional”
.
- Certifique-se que todos os documentos foram anexados nos campos indicados.
- Após recebida a denúncia, o Crea-MG solicitará a manifestação do denunciado e o processo seguirá para a Câmara Especializada da modalidade do profissional, para análise quanto ao acatamento.
Acompanhe o processo
- Após o envio da denúncia, acompanhe o processo de análise com o protocolo fornecido pelo Crea-MG através do email atendimento@crea-mg.org.br.
- Esteja preparado para fornecer informações adicionais ou esclarecimentos, caso sejam solicitados pelo Crea-MG durante a análise da denúncia.
- O Crea-MG seguirá procedimentos específicos para avaliar a denúncia e tomar as medidas necessárias de acordo com a legislação em vigor.
Mantenha a confidencialidade
- Mantenha a denúncia e todo o processo em sigilo. Isso é importante para proteger as partes envolvidas e garantir a integridade do processo.
Dúvidas
Em caso de dúvidas entre contato com a Central de Atendimento através do número 0800 031 2732 ou se preferir através do e-mail atendimento@crea-mg.org.br.