Uso seguro e sustentável de agrotóxicos é foco de ações do Crea-MG

 

GT "Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxicos" promove capacitação e orienta sobre segurança no uso de defensivos

 

A recente Lei 14.785/2023, que regulamenta o uso e o comércio de agrotóxicos no Brasil, foi tema central das atividades do grupo de trabalho (GT) Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxico do Crea-MG. Com o objetivo de promover o uso seguro e sustentável desses produtos, além de orientar os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea sobre as mudanças trazidas pela nova legislação, o GT desenvolveu ações voltadas para a capacitação e conscientização.
 

Inspetoria de Passos recebeu o Workshop Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxicos

Entre as ações realizadas, destaca-se o workshop "Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxicos", promovido em Passos, em 13 de novembro, que reuniu profissionais da área para discutir os impactos da nova legislação. Durante o evento, foram apresentadas diretrizes para a atuação dos Responsáveis Técnicos (RTs), reforçando a importância da segurança na aquisição e no uso de agrotóxicos.

Na avaliação do coordenador do GT, engenheiro agrônomo  Douglas Marques, o evento cumpriu seu propósito de forma significativa para atingir os resultados previstos pelo grupo. “O evento veio no sentido de divulgar os trabalhos produzidos pelo GT, que, além da cartilha, gerou documentos e informações complementares para orientar os estudantes, profissionais, sociedade e fiscalização a respeito dos agrotóxicos, produtos de controle ambiental e afins”, frisou.

Cartilha orienta sobre segurança e conformidade

Como parte das ações do GT, foi lançada a cartilha "Agrotóxicos, produtos de controle ambiental e afins - segurança da aquisição ao uso". A publicação tem como referência a legislação vigente e oferece orientações práticas para que os RTs desempenhem suas funções de forma responsável, minimizando riscos à saúde e ao meio ambiente.

A cartilha está disponível no site do Crea-MG e na plataforma Calameo para consulta:

          Site do Crea-MG

          Calameo

 

GT na mídia
O GT e os ODS

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável 

As iniciativas do GT contribuem para práticas agrícolas mais seguras e eficientes, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade na produção agrícola, essenciais para alcançar o ODS 2.

 

ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

As ações desenvolvidas pelo GT, como o workshop e a cartilha, promovem o uso sustentável de agrotóxicos, incentivando padrões de consumo e produção que minimizem os impactos ambientais e sociais, alinhando-se ao ODS 12.

O GT e ESG

Dimensão Ambiental (E): As iniciativas do GT buscam reduzir os riscos ambientais associados ao uso de agrotóxicos, promovendo práticas mais seguras.
Dimensão Social (S): As orientações fornecidas priorizam a saúde da população e dos trabalhadores, promovendo condições de trabalho mais seguras.
Dimensão Governança (G): A disseminação de conhecimento e a conformidade com a legislação reforçam a transparência e a eficácia regulatória no setor de agrotóxicos.

Relatório dos trabalhos

Confira na apresentação abaixo os principais resultados do trabalho do GT Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxicos:

 

Confira a composição do GT em 2024

Membros conselheiros:

  • Coordenador: Douglas José Marques (Cons. Titular da CEAG) 
  • Coordenador Adjunto: José Aparecido de Oliveira Leite (Cons. Titular da CEAG);
  • José Henrique dos Santos (Cons. Titular da CEAG);
  • Adriano Alves da Silva (Cons. Titular da CEAG)

Membros Convidados:

  • Aníbal de Souza Figueiredo – Eng. Agron. (MAPA);
  • Juliana Gouvêa Figueiredo Pimenta Gonçalves – Zootecnista (ADICOSUL);
  • Marcela Ferreira Rocha – Eng. Agr. (IMA) 

Leia mais: