Formação inédita instrui sobre prevenção e resolução de disputas em contratos de engenharia

Primeira turma formada pelo Crea-MG para atuar em Dispute Boards | foto: divulgação Crea-MG
O Crea-MG promoveu um workshop exclusivo sobre o método "Dispute Board" (ou "Resolução de Disputas"), apresentado pela organização internacional "The Dispute Resolution Board Foundation", nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025. O evento idealizado pela Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA/CREA-MG), marcou um avanço significativo na capacitação de profissionais da engenharia para atuar como membros em comitês de prevenção e resolução de disputas em obras e serviços de engenharia.
Esta foi a primeira turma formada pelo Crea-MG, composta por profissionais registrados e regulares com o Conselho, que receberam treinamento para atuar em Dispute Boards (DBs). Esses comitês são um mecanismo reconhecido mundialmente por sua eficácia na prevenção e resolução de conflitos em contratos de engenharia, minimizando riscos e garantindo a continuidade dos empreendimentos.
O diretor-executivo da CMA/CREA-MG, engenheiro civil Luis Pimenta, explica que o Conselho tem investido na disseminação de métodos alternativos de prevenção e solução de disputas, contribuindo para maior segurança e previsibilidade nas relações contratuais do setor.
“Começamos a formar no estado de Minas Gerais pessoal qualificado para contribuir nesta metodologia. A formação dessa primeira turma representa um marco para Minas Gerais e reforça o papel do Crea-MG como protagonista na capacitação de profissionais para atuação em disputas contratuais, trazendo mais eficiência e segurança para os empreendimentos do setor”, afirma Luis Pimenta.
Segundo ele, a iniciativa partiu da visão do Conselho de reconhecer as vantagens do Dispute Board em relação a outros métodos tradicionais de resolução de conflitos, uma vez que busca evitar a controvérsia antes mesmo que ela se torne um impasse.
Com a conclusão do curso, os participantes foram inscritos na "Dispute Resolution Board Foundation" (DRBF), tornando-se aptos a atuar em DBs tanto em Minas Gerais quanto em outros estados e países. “Embora este tenha sido um treinamento inicial, espera-se que os profissionais continuem a se aprimorar na metodologia, consolidando um corpo técnico especializado e contribuindo para a modernização das práticas contratuais na engenharia, agronomia e geociências”, ressalta Luis Pimenta.