O novo conceito promete ser uma inovação no setor de mineração ao eliminar o uso de barragens de rejeito

Apresentação da Vale na Plenária do Conselho. Crédito: Comunicação Crea-MG
Durante a 9ª reunião plenária do Crea-MG, realizada no dia 05 de setembro, representantes da empresa Vale apresentaram o novo conceito do Projeto Apolo, que será implementado entre os municípios de Caeté e Santa Bárbara, na região Central de Minas. Voltado para a lavra de minério a céu aberto e eliminando o uso de barragens, o novo conceito promete ser uma inovação no setor de mineração. De acordo com a apresentação, que foi feita para os 97 conselheiros presentes, além do presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, o novo método utiliza a produção à umidade natural, ou seja, sem uso de água no beneficiamento do minério de ferro, que reduz a zero o volume de rejeitos e diminui em 95% o consumo de água nova.
Acompanhamento
Marcos Gervásio destacou a importância de o Crea-MG acompanhar esse tipo de discussão e ter conhecimento de novas tecnologias implantadas.
“Toda a cadeia da atividade minerária envolve diretamente a engenharia e as geociências. Termos conhecimento do que está sendo desenvolvido é de total interesse dos nossos profissionais. O nosso compromisso é zelar pela boa técnica e que ela seja aplicada em prol de um desenvolvimento sustentável que atenda aos interesses de toda a sociedade”, pontuou Gervásio.
Audiências Públicas
O projeto, que teve seu licenciamento iniciado em 2009, passou por diversas revisões para atender às mudanças na legislação e solicitações da sociedade civil. Segundo a Vale, a versão atual também traz reduções na área do projeto e na emissão de carbono. O novo Projeto Apolo ocupa uma área 32% menor do que a proposta inicial de 2009, passando de 2.000 hectares para 1.368 hectares. Atualmente, está na fase de audiências públicas para apresentação do novo conceito para comunidades vizinhas ao empreendimento, entidades civis e o poder público.
Publicado em 12 de setembro de 2024