O trecho de 50 quilômetros entre Nova Lima e Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é palco de acidentes graves devido à falta de acostamento, sinalização ruim, pontes com pista simples, excesso de carretas e pavimento precário.

Reunião no Crea-MG busca soluções para reduzir acidentes na BR-040

BR-040 | Imagem: Reprodução/Google Street View

A busca por soluções para evitar o alto número de acidentes na BR-040 foi o tema central de um encontro, organizado na última semana pelo Grupo de Trabalho Engenharia na BR 040, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte. A reunião foi conduzida pela Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho (CMA/Crea-MG).

O trecho de 50 quilômetros entre Nova Lima e Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é palco de acidentes graves devido à falta de acostamento, sinalização ruim, pontes com pista simples, excesso de carretas e pavimento precário. 

Engenharia na BR-040

O  coordenador do Grupo de Trabalho, engenheiro civil Celso Coelho, explica que o objetivo é fazer uma ponte entre diversos atores para buscarem soluções conjuntas para a resolução desses problemas. 

“Ao realizar essa primeira sessão de mediação, o GT da BR-040 concluiu uma importante fase do seu trabalho, que era articular com as entidades públicas e empresas privadas que atuam na região, uma frente ampla para tentar resolver os problemas existentes naquele trecho. A meta principal do GT Engenharia na BR-040 é a de preservar vidas.”, explica Celso.

Parcerias

O encontro contou com a participação de representantes do poder público, iniciativa privada, mineradoras, transportadores de carga e de passageiros, forças de segurança e agências de regulação. Para o diretor-executivo da CMA, engenheiro civil e advogado Luis Pimenta, a reunião foi uma oportunidade de ouvir todos os envolvidos e pensar em soluções conjuntas para resolver os problemas. “Essa mediação é diferente de muitas outras que fazemos porque são mais de 30 partes envolvidas. Então é o que a gente chama de mediação multiparte para buscar  propostas, soluções para minimizar ou até mesmo acabar com esses acidentes com mortes nesse trecho da BR-040”, reforça o engenheiro.

Até o final do ano, a Câmara deve realizar mais três reuniões, previstas para setembro, outubro e novembro.

Rádio Crea-MG

Ouça esta matéria na Rádio Crea-MG:  https://radiocreaminas.com.br/index.php?id=4102 

 

Publicado em 12 de agosto de 2024

Tags

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
12 Ago 2024
Tipo de publicação
Notícia