
Funcionárias do Crea-MG durante palestra do Programa Mulher | Créditos: Divulgação Crea-MG
A importância da imagem na carreira profissional foi o tema escolhido pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-MG para encerrar as atividades do ano. Com o objetivo principal de promover e estimular a equidade de gênero e fortalecer a presença feminina no Sistema Confea/Crea e Mútua, o Programa visa atender ao ODS 5 da Agenda 2030 da ONU. O evento foi realizado no dia 18 de dezembro, na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte.
Com uma entrada apoteótica, a palestrante Leila Navarro empolgou os presentes abordando temas como Inteligência Artificial (IA) e o ritmo acelerado das pessoas no mundo de hoje. Para ela, os robôs humanoides gerados por IA chegaram para desbancar o ego do ser humano.
“As pessoas não veem nada, não escutam. E o mundo é o que você vê. Eu estou num mundo maravilhoso, mas tem gente que está num mundo ruim. Que tudo de errado acontece. Mas não quero ensinar nada, quero deixar vocês com vontade de viver nessa velocidade louca”, afirmou.
Sobre a importância da imagem, Leila destacou que fazemos um diagnóstico instantâneo, nos primeiros segundos. “É difícil a pessoa ter uma segunda chance, por isso você precisa cuidar do que você é. E o que você é? E não o que você faz. A sua imagem me arrepia. Se eu não sou o que eu faço, o que eu sou. Eu sou o que a pessoa percebe de mim. Eu sou a energia que ponho nas coisas que faço, mas eu não sou o que eu faço. A imagem é um reflexo do que você é por dentro e às vezes você não sabe, mas as outras pessoas percebem”, alertou.
A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher no âmbito do Estado de Minas Gerais, engenheira civil Maria Angélica Arantes de Aguiar Abreu, falou o porquê da escolha do tema.
“Entendemos que a imagem pessoal e profissional impacta na forma de como somos percebidos e valorizados no mercado de trabalho É através da nossa imagem que passamos confiança, credibilidade, consistência, autoridade. Então acreditamos que essa discussão é essencial para entender que a imagem é uma ferramenta imprescindível para que a gente consiga alcançar os nossos objetivos e traçar uma carreira de sucesso”, explicou.
Presenças
A evento de encerramento do Programa Mulher contou com a presença dos presidentes do Confea, engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese; do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio; do Crea-SP, engenheira civil Lígia Marta Mackey; do Crea-ES, engenheiro agrônomo Jorge Luiz e Silva; do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Ascari; do Crea-SC, engenheiro civil e segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier; do Crea-RS, engenheira ambiental Nanci Walter; do conselheiro federal Daniel Montagnoli Robles; e da diretora geral da Mútua, engenheira civil Junia Neves.
Retrospectiva
Este ano, o Comitê Gestor do Programa Mulher em Minas Gerais promoveu eventos voltados para o crescimento da participação feminina na política, nas atividades de engenharia; desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Além de eventos na sede, como o Conexão Sustentável: Saúde e Bem-Estar para engenheiras, agrônomas e geocientistas, também foram realizados eventos nas cidades de Passos, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba.
Programa Mulher
Criado em 2019 pelo Confea, o Programa Mulher tem como finalidade elaborar políticas de incentivo para a atuação e protagonismo de mulheres dentro das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. A participação do Crea-MG foi homologada em março de 2021.