Especialistas discutem ações preventivas contra desastres geológicos e hidrológicos

Pensar soluções para prevenção de desastres ambientais. Esse é o objetivo principal do workshop “Prevenção e Ação em Eventos Geológicos e Hidrológicos”, que começou hoje e segue até amanhã, 25 de outubro, em Belo Horizonte. Realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o evento aborda o papel da engenharia ao oferecer abordagens científicas e técnicas para antecipar e minimizar os impactos desses eventos adversos.

O workshop, organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “A Engenharia e a Prevenção de Eventos Geológicos e Hidrológicos para Proteção da População”, reúne profissionais, especialistas, pesquisadores, representantes de órgãos de fiscalização e de defesa civil em torno das discussões sobre planejamento, prevenção e conscientização para o enfrentamento adequado de eventos geológicos e hidrológicos e o trabalho com solos e rochas. 

“A prevenção é sempre menos dispendiosa. E o papel de engenheiros, agrônomos e geocientistas é apresentar soluções técnicas e economicamente viáveis para prevenção ou mitigação de problemas. A nossa atuação pode contribuir muito para medidas de melhoria das condições das cidades”, afirmou o coordenador do GT, engenheiro de minas José Margarida da Silva.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, que participou da mesa de abertura, destacou a importância do processo de planejamento urbano, a concepção da ocupação nas cidades, bem como a definição dos planos diretores municipais. 

“Essas ações são absolutamente importantes para que a gente possa, de fato, ter um planejamento adequado, evitar a alocação das pessoas em áreas de risco. Além disso, a definição de obras prioritárias nas cidades para que a gente possa ter a retenção da chuva, o aumento da permeabilização da água no solo, e outras técnicas alternativas que possam, a partir dos eventos que ocorreram, dos desastres que a gente tem vivenciado, mitigar e dar segurança para a população”, destacou Marília. 

Ações conjuntas

Um dos palestrantes do workshop, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Paulo Henrique Camargos Firme, reforçou que a mudança de comportamento é fundamental no enfrentamento de desastres. 

“A defesa civil só vai caminhar e só vai evoluir se todos os agentes sociais estiverem envolvidos. E o Crea-MG, os engenheiros, são profissionais e instituições fundamentais que estão diretamente relacionadas com a atividade de defesa civil. Muitas vezes nós estamos desenvolvendo ações individuais e quando a gente começa a conversar junto a gente consegue potencializar muitas ações”, pontuou o capitão. 

Ele destacou ainda que o principal desafio para a prevenção dos eventos geológicos e hidrológicos atualmente é a criação de um sistema de monitoramento com dados primários dos municípios. “Hoje a gente tem uns alertas muito bem feitos por diversos centros nacionais, estaduais, só que para que o alerta tenha significado, ele precisa trazer uma mensagem para aquele cidadão. Então, isso a gente só vai conseguir desenvolver a partir do momento que a gente coletar dados primários com os municípios”, explicou.

Conscientização

Outro ponto debatido no evento foi a necessidade de conscientização de populações que residem em locais de risco, minimizando a ocorrência e impacto de desastres. O coordenador municipal de proteção e defesa civil no município de Conceição do Mato Dentro,  Júnio Sérgio, reforçou essa preocupação. “No nosso município, por exemplo, a gente enfrenta muita invasão daquelas pessoas que não têm moradia em locais de risco. Então eu acho que uma das ações mais importantes é a conscientização da população quanto a esses locais de risco”, contou.

As discussões seguem amanhã em mais um dia de workshop, momento que também será lançada a Revista Vértice Técnica “Clima & Desastre”, que reúne artigos, diretrizes e práticas para a atuação na prevenção ou mitigação dos riscos geológicos, além da legislação de defesa e proteção civil.

Confira a programação completa aqui http://bit.ly/prevencaoeventosgeologicos 

Publicado em 24 de outubro de 2024

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
24 Out 2024
Tipo de publicação
Notícia