Plenária Solene homenageia 36 personalidades e instituições por suas contribuições ao desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil

Mesa de abertura da Plenária solene | Créditos: Divulgação Crea-MG
Na noite desta quarta-feira, 18 de dezembro, foi realizada a Plenária Solene, na sede do Crea-MG. O evento reuniu profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino para receberem homenagens pelos seus relevantes serviços prestados à engenharia, à agronomia, às geociencias, ao Sistema Confea/Crea e à sociedade. Ao todo, 36 pessoas foram homenageadas em seis categorias. O presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, conduziu a entrega das placas e medalhas.
"Este evento está previsto em nosso regimento interno e tem como objetivo homenagear profissionais e empresas que prestaram e continuam prestando relevantes serviços à engenharia, agronomia e geociências. É uma maneira de reconhecer e valorizar aqueles que contribuem significativamente para o crescimento e desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, afirmou o presidente Marcos Gervásio.
Reconhecendo trajetórias de excelência
O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Demetrius David da Silva foi um dos agraciados na categoria Medalha do Mérito. Ele destacou a relevância da homenagem para a promoção da engenharia e do ensino.
“É um reconhecimento que vai além de mim, representando todo o corpo técnico e acadêmico que atua em prol do desenvolvimento. Conseguimos aproximar a Universidade do Crea-MG, criando pontes que têm gerado frutos importantes para a sociedade”, afirmou Demetrius.
Na categoria Menção Honrosa, a Emater-MG foi uma das homenageadas por contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso estado na área de engenharia e agronomia. O diretor-presidente da instituição, Otávio Maia, ressaltou o impacto do trabalho coletivo na organização. “A nossa missão é levar conhecimento e assistência qualificada ao campo. Essa homenagem reflete o empenho de um time que atende mais de 350 mil produtores rurais em Minas Gerais, promovendo a agricultura familiar e o desenvolvimento agropecuário”, disse Otávio.
Durante a premiação, houve ainda a homenagem póstuma à engenheira eletricista Marita Arêas de Souza Tavares, com a inscrição do seu nome no Livro do Mérito. A profissional teve uma atuação marcante na engenharia e na defesa profissional em Minas Gerais, além de atuação expressiva em diversas entidades de classe. Ela foi fundadora e primeira presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Departamento de Minas Gerais (ABEE-MG), contribuindo para a valorização e organização da classe.
“Minha mãe sempre defendeu a engenharia com ética e dedicação. Esse reconhecimento simboliza o legado que ela deixou para todos os profissionais”, declarou emocionada engenheira civil Fernanda Tavares, filha da homenageada.
Solidariedade em foco: Experiências que inspiram
O evento também destacou a atuação solidária de profissionais que participaram de forças tarefa em diferentes estados do Brasil. Sérgio Ricardo de Assis, com quatro décadas de experiência como fiscal técnico do Crea-MG, relatou a importância de colaborar em ações fora de Minas Gerais. “Participar da fiscalização em Salvador, na Bahia, foi um marco na minha carreira. Adquirimos experiências em áreas que pouco exploramos e contribuímos para um impacto direto na sociedade”, contou.
O engenheiro de minas, Jeffiter Oliveira, compartilhou o sentimento ao receber o prêmio por sua atuação voluntária nas cidades gaúchas atingidas por fortes chuvas em maio deste ano.
“Essa homenagem é uma conquista coletiva. Contribuir com conhecimento e apoio emocional a centenas de famílias é algo que vai marcar minha vida para sempre”, afirmou.