Evento aproxima profissionais e reforça a importância da fiscalização para a sociedade

Abertura da Plenária em Viçosa. Foto: Felipe Jácome

Abertura da Plenária em Viçosa. Foto: Felipe Jácome

A reunião Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) foi realizada em Viçosa, na Zona da Mata, no dia 5 de dezembro de 2024, mobilizando os profissionais da região. Realizada regularmente em Belo Horizonte, a plenária é a instância máxima de julgamento do Conselho, e reuniu, em Viçosa, 98 conselheiros de todo o estado para analisar processos éticos, autos de infração e debater questões estratégicas relacionadas ao exercício profissional da engenharia, da agronomia e das geociências.

Demandas Regionais

Liderada pelo presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, a plenária discutiu ainda a organização da fiscalização, evidenciando a atuação da autarquia como um defensor da qualidade e segurança das atividades profissionais.

Segundo o presidente, levar a plenária ao interior permite ampliar a visibilidade das profissões e aproximar o Crea-MG das demandas locais. 

"Estar em Viçosa nos dá a oportunidade de discutir engenharia também no ambiente acadêmico, por exemplo, compartilhar as realizações dos nossos grupos de trabalho e, mais importante, reforçar o papel do Crea na proteção da sociedade e na valorização dos profissionais", afirmou Marcos Gervásio.

Defesa da sociedade

Para o professor da UFV e conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MG, engenheiro agrônomo Leonardo Pimentel, o evento também foi uma oportunidade de desmistificar o papel da fiscalização. 

"Às vezes, há um preconceito natural com a fiscalização, mas o Crea, ao exigir que a lei seja cumprida, protege tanto a sociedade quanto os profissionais habilitados. É uma via de mão dupla em que todos ganham", explicou Leonardo, que foi eleito, em julho deste ano, conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior, no Confea.

Mobilização Local

Viçosa, localizada em uma das maiores regiões cafeeiras do país e reconhecida por ser um polo educacional, recebeu o Crea-MG, que atua para consolidar sua presença no interior. As atividades na cidade envolveram lideranças locais, como o prefeito eleito Ângelo Schecker e o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Demetrius David da Silva. Durante o encontro, foram traçadas parcerias, incluindo a participação do Crea-MG nas comemorações do centenário da UFV, que ocorrerá em 2025. "Trazer a plenária para cá é colocar as profissões de engenharia, agronomia e geociências em evidência, mostrando à sociedade a relevância do nosso trabalho no dia a dia", concluiu o presidente Marcos Gervásio.

Iane.chaves
Publicado em
05 Dez 2024
Tipo de publicação
Notícia