Com uma série de atividades realizada no município, Conselho se aproxima dos profissionais e da sociedade local

Plenária em Itajubá-MG | Foto: Almir Moura
Nos dias 07 e 08 de maio, o Crea-MG realizou uma série de atividades em Itajubá, município localizado no Sul de Minas Gerais. Uma das agendas foi a realização da reunião Plenária, instância máxima de julgamento estadual, que reuniu cerca de 100 conselheiros de todo o estado para discussão de assuntos relativos à fiscalização e aprimoramento do exercício profissional.
Conduzida pelo vice-presidente do Crea-MG, engenheiro civil Álvaro Goulart, a plenária ocorreu na tarde de hoje (8) e deliberou temas como autos de infração, processos éticos e pedidos que competem ao Conselho.
Na manhã do mesmo dia, foram realizadas as reuniões das oito Câmaras Especializadas do Crea-MG, que analisam, julgam e decidem, em primeira instância, os assuntos ligados à sua respectiva área. O vice-presidente destacou o compromisso do Conselho com a aproximação com os municípios do interior do estado.
“O objetivo do Crea-MG ao sair da capital é aproximar o Conselho dos profissionais e da sociedade. Em Itajubá, iniciamos os trabalhos na quarta-feira reunindo mais de 150 profissionais para fortalecer a atuação local e facilitar o acesso à informação e aos serviços do Crea”, ressaltou Álvaro Goulart.
O engenheiro também destacou sua ligação com a cidade, onde iniciou a carreira ao ingressar no curso de engenharia civil no Centro Universitário de Itajubá (Fepi). “Para mim é muito especial estar aqui hoje conduzindo essa Plenária”, pontuou.
O inspetor-chefe do Crea-MG em Itajubá, engenheiro eletrônico Ademilson Tiago de Miranda Ramos, explicou que levar a Plenária para a cidade é mais do que uma escolha estratégica, é um gesto de reconhecimento e valorização da região.
“O Sul de Minas é um polo de inovação, tecnologia, ensino e desenvolvimento. Nossa cidade abriga empresas de diversos setores estratégicos e duas grandes instituições de ensino superior— a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Fepi — que formam profissionais altamente qualificados”, destacou Ademilson.
Ademilson acrescentou que a realização da Plenária reforça o sentimento de pertencimento dos profissionais. “Promover encontros como este é fortalecer as bases do desenvolvimento local com ética, técnica e compromisso social”, afirmou.
Essa também foi uma oportunidade para valorizar a educação e a formação de profissionais qualificados, é o que destaca o professor da UNIFEI, engenheiro mecânico Carlos Eduardo Sanches da Silva.
"Nossos alunos, futuros profissionais, tiveram a oportunidade de terem acesso a discussões técnicas sobre o exercício profissional, fortalecendo sua credibilidade perante a sociedade e a classe profissional", afirma Carlos Sanches.
Atividades técnicas
Na quarta-feira (7), os conselheiros realizaram visitas técnicas a empresas como a Helibrás e o Centro de Hidrogênio Verde da Unifei (CH2V). Também foi promovida uma palestra pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional, com foco no diálogo com profissionais e instituições de ensino locais.
Encerrando a programação, o Programa Mulher do Crea-MG apresentou a palestra “Maternidade x Profissão: equilibrando caminhos”, que abordou os desafios enfrentados por mulheres na conciliação entre carreira e vida pessoal.