Profissionais do Crea-MG alertam sobre cuidados operacionais e legais indispensáveis para a realização segura de eventos temporários

Planejamento de segurança é exigência para eventos públicos

 Fiscalização de carnaval no interior do estado | Crédito: Divulgação Crea-MG

Um show na praça, uma apresentação teatral e até mesmo uma prática esportiva. Os eventos temporários são aqueles que acontecem de maneira esporádica e reúnem uma quantidade expressiva de pessoas em espaços como ruas e praças públicas. Apesar de não existir uma fórmula pronta para dimensionar a segurança desse tipo de evento, não se atentar a alguns critérios pode causar prejuízos, além de ameaçar a segurança de todos os envolvidos.

O fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), engenheiro de produção Cléber César de Oliveira, alerta sobre  as questões operacionais. 

“É muito importante que o profissional responsável conheça bem o ambiente, incluindo o solo, para realizar a ancoragem de uma estrutura, além de estar ciente das condições climáticas do período em que o evento ocorrerá. Também é fundamental conhecer muito bem os equipamentos para saber dimensionar corretamente aspectos como a potência necessária para iluminação e sonorização”, explica o engenheiro.

O especialista também destaca a importância de estar familiarizado com a legislação vigente e de providenciar todas as licenças e alvarás necessários, como os emitidos pela prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Segurança Pública. Ele ressalta ainda que a presença de um profissional habilitado no Crea é fundamental para garantir a segurança.

A ideia é reforçada pelo inspetor-secretário do Crea-MG em Andradas, engenheiro de controle e automação João Vitor da Silva. “O primeiro ponto que a gente precisa pensar é que todo engenheiro precisa fornecer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do seu trabalho. E o que acontece? Quando falamos de eventos temporários, estamos tratando de um conhecimento multidisciplinar, que abrange conhecimentos elétricos, mecânicos e estruturais. Então existem muitas especialidades da engenharia envolvidas em um evento temporário”, completa Cléber.  

Material informativo

Contratantes, organizadores e profissionais da área podem acessar uma cartilha elaborada pelo Crea-MG com as principais informações sobre segurança. Basta acessar o site https://www.crea-mg.org.br/seguranca-em-eventos-temporarios 

Rádio Crea-MG

Ouça esta matéria na Rádio Crea-MG:  https://radiocreaminas.com.br/index.php?id=4118 
 

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
07 Nov 2024
Tipo de publicação
Notícia