Minas Gerais aprova política de apoio às Cidades Inteligentes

Minas Gerais aprovou na última semana a Lei nº 24.839 que estabelece a política estadual de apoio e incentivo às cidades inteligentes. A legislação irá apoiar o desenvolvimento de municípios onde recursos tecnológicos e humanos sejam utilizados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Para o deputado estadual Rodrigo Lopes, a ideia é incentivar os planejamentos estratégicos e setoriais dos municípios, com o objetivo de criar políticas públicas que atendam o interesse da população. “Então, a gente não está falando simplesmente de tecnologia, nós estamos falando de inteligência. A inteligência valoriza a coletividade, ela valoriza o ser humano como principal agente de transformação da sociedade, e ela usa a tecnologia como ferramenta para que essas ações sejam implementadas e possam se tornar acessíveis. Garantir governança participativa e garantir, acima de tudo, a eficiência da gestão pública municipal.”,  pontua.

GT Crea-MG

Denominada “Minas Inteligente", a nova lei, além de incentivar o desenvolvimento econômico, irá integrar serviços e informações entre órgãos e entidades locais. A  coordenadora do Grupo de Trabalho Smart Cities do Crea-MG, engenheira civil Maria das Graças Lage, ressalta que essa união irá contribuir para a oferta maior de infraestrutura e de serviços nas cidades. 

“Nós, da área tecnológica, temos um papel de destaque nesse cenário, porque detemos da capacidade técnica para a elaboração desses projetos e das obras. Aqui no Crea, temos o GT de Cidades Inteligentes, onde discutimos a relação dos profissionais para a implantação, para a estruturação desses projetos e da fiscalização das atividades afins”, explica.

Participação

O processo de adesão dos municípios ao Minas Inteligente é voluntário. O Estado ainda poderá disponibilizar banco público de dados para cadastrar soluções voltadas para o desenvolvimento de cidades inteligentes, obedecendo às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Rádio Crea-MG

Ouça esta matéria na Rádio Crea-MGhttps://radiocreaminas.com.br/index.php?id=4093

 

Publicado em 08 de julho de 2024

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
08 Jul 2024
Tipo de publicação
Notícia