Com a posse de novos membros, Colégio Estadual de Inspetores (CEI-MG) reforça a interiorização em Minas Gerais

cei-mg

Primeira reunião do Colégio Estadual de Inspetores (CEI) de 2025 | Foto: Felipe Jácome

Nesta quinta-feira (27), o Crea-MG promoveu a primeira reunião do ano de 2025 do Colégio Estadual de Inspetores (CEI-MG). Durante o encontro, foram eleitos o novo coordenador do Colégio, engenheiro de controle de automação João Vitor da Silva, e o novo coordenador-adjunto, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho David de Souza Aguiar. Na ocasião, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, empossou os novos inspetores e apresentou o balanço da gestão de 2024.

Nova coordenação do CEI-MG

Com 85 inspetorias pelo estado, e cerca de 230 inspetores em exercício, a primeira reunião do ano contou com a apresentação das diretrizes do Colégio e o plano de trabalho. O destaque foi para o levantamento das demandas junto aos inspetores, mantendo o compromisso de aproximar o Crea-MG das necessidades locais, agindo ativamente em cada município do estado de forma a impulsionar o desenvolvimento local.

 

 

Coordenador João Vítor da Silva e coordenador-ajdunto David de Souza Aguiar | Foto: Fernando Inneco

Para o novo coordenador, o Conselho reconhece e valoriza a responsabilidade do inspetor de promover o diálogo com a sociedade e com os profissionais em seu município. 

“Um dos focos do nosso trabalho será no trabalho das relações institucionais dos nossos inspetores junto aos conselhos municipais, estaduais e federais. O objetivo é colocarmos a engenharia, a agronomia e as geociências em primeiro lugar. Sempre valorizando as pessoas, os profissionais e, é claro, o trabalho que a engenharia tem e sua importância para a sociedade”, afirma João Vitor.

 

Balanço da gestão anterior

O coordenador do Colégio Estadual de Inspetores, em 2024, engenheiro civil Tiago de Souza Alves, destacou os principais avanços obtidos durante sua gestão. Entre eles, o alinhamento com os novos inspetores foi um dos pontos centrais, com foco em aprimorar o conhecimento sobre o sistema e as atividades do Colégio. "Muitos inspetores visitaram a sede do Crea-MG em Belo Horizonte pela primeira vez, o que demonstra o êxito em fortalecer a conexão entre o Conselho e os profissionais do interior", ressalta o ex-coordenador.

Compromisso com a valorização e a fiscalização

A engenheira ambiental Ana Paula Jacó foi nomeada como uma das novas inspetoras de Guaxupé, no Sul de Minas. Ela destaca a importância de ampliar, também no interior, os ideais do Crea-MG voltados para a valorização dos profissionais e o combate ao exercício ilegal da profissão:

"Nosso objetivo é incentivar os profissionais a se aproximarem ainda mais do Conselho e de sua área de atuação, promovendo maior valorização, engajamento e intensificando a fiscalização contra práticas irregulares. Queremos fortalecer a profissão, ampliar sua representatividade e assegurar que ela esteja cada vez mais presente em todos os setores", afirma Ana Paula Jacó.

Inspetores municipais ampliam a atuação do Crea-MG

O Colégio Estadual de Inspetores (CEI-MG) é composto pelos inspetores-chefes e pelo presidente do Crea-MG, que se reúnem mensalmente para alinhar ações e estratégias para tornar o Conselho mais ativo em todos os municípios do estado e consolidar seu processo de interiorização.
Neste ano, além dos inspetores regionais, também foram empossados inspetores municipais, que são os representantes do Crea-MG em cidades que não possuem inspetorias, ampliando a capilaridade do Conselho em todas as regiões do estado mineiro.

Tags

Ester Tadim
Publicado em
28 Mar 2025
Tipo de publicação
Notícia