O engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho tomou posse na diretoria Técnica e de Fiscalização do Crea-MG na primeira Plenária do ano

Presidente do Crea-MG Marcos Gervásio junto ao novo diretor de Fiscalização Waldimir Teles Filho
No dia 23 de janeiro de 2025, o engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho assumiu a diretoria Técnica e de Fiscalização do Crea-MG. A eleição e posse ocorreram na primeira Plenária do ano. Na oportunidade, o engenheiro falou dos desafios da pasta.
“É uma diretoria muito importante para o Conselho, cuida exatamente da atividade-fim, que é a fiscalização. Sabemos dos desafios, mas juntamente com todos os conselheiros, com todas as câmaras especializadas, vamos fazer as alterações necessárias, pensando na proteção da sociedade”, declarou.
O engenheiro explicou ainda que a fiscalização continua de forma intensiva, combatendo o exercício ilegal. “Obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências, em todos os municípios, em todos os recantos, precisam de um profissional responsável. Desta forma, os que estão trabalhando correto, dentro da legalidade, com os documentos necessários, esses profissionais vão ter mais oportunidade de trabalho. Porque a fiscalização gera trabalho, gera confiança e gera segurança para a sociedade”, destacou.
Participação
Com atuação efetiva no Sistema Confea/Crea, Waldimir é conselheiro pela Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG). No Crea-MG já ocupou a Diretoria de Atendimento, Registro e Acervo, em 2018; a de Planejamento, Gestão e Tecnologia, em 2019; foi coordenador do Colégio Estadual de Entidades em 2020; coordenador de Câmara de Mecânica e Metalurgia, em 2015 e 2016; e inspetor em Janaúba por vários mandatos. Em 2016, foi coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) do Confea. Além disso, presidiu a Abemec-MG entre 2020 e 2023. Atualmente está à frente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi).
Waldimir, que é natural de Janaúba, no Norte de Minas, formou-se em 1985 pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Itaúna. Atua na área de estruturas metálicas e inspeção veicular. Entre 2013 e 2015 foi diretor de Trânsito em sua cidade natal.