Iniciativa alia reflorestamento e compensação de carbono para preservar o meio ambiente e gerar renda

A cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais, recebeu, em 15 de maio de 2024, os membros do Grupo de Trabalho em Economia de Baixo Carbono do Crea-MG para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer de perto o projeto "Extrema no Clima", referência nacional em práticas de compensação de carbono e preservação ambiental.
A atividade teve como foco a avaliação de soluções práticas e inovadoras para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a promoção da sustentabilidade por meio do reflorestamento e da criação de um mercado regulado de carbono.
Agenda técnica e aprendizados em campo
Pela manhã, o grupo foi recebido na Secretaria de Meio Ambiente pelo biólogo Paulo Henrique Pereira, ex-secretário municipal e idealizador do "Extrema no Clima". Participaram ainda representantes da prefeitura, ONGs e empresas parceiras, como a Bauducco e a Jundu. Durante a reunião, foram apresentados detalhes do projeto, que desde 2018 obriga empresas locais a compensarem suas emissões de carbono para obter o licenciamento ambiental.
Para o engenheiro florestal Antônio Marcos Generoso Cotta, “a visita técnica reforçou a importância de iniciativas locais como modelo para outros municípios e abriu caminho para discussões mais amplas sobre economia de baixo carbono”.
No período da tarde, os membros do GT visitaram áreas reflorestadas na sub-bacia das Posses, escolhida por sua relevância ambiental, e o viveiro municipal, que produz mais de 11.900 mudas de espécies nativas por mês. Essa estrutura permite à cidade não apenas cumprir as metas ambientais, mas também promover a criação de corredores ecológicos que beneficiam a biodiversidade.

Soluções replicáveis e impacto para a sociedade
O "Extrema no Clima" combina reflorestamento, mercado de carbono e políticas públicas inovadoras, como a destinação de parte do IPTU e do IPVA para o projeto. Além disso, empresas recebem certificados ou realizam auditorias para comprovar a efetividade das compensações realizadas pela prefeitura.
Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis no site oficial da prefeitura de Extrema: https://www.extrema.mg.gov.br/extrema-no-clima/.