Conselho defende valorização da engenharia e parcerias para reforçar a segurança da população

alvaro

Vice-presidente Álvaro Goulart | foto: Felipe Jácome

O Crea-MG segue atuando ativamente na defesa da engenharia como ferramenta essencial para a prevenção de desastres. Representado pelo vice-presidente, engenheiro civil Álvaro Goulart, o Conselho participou da criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Gabinete Militar do Governador e à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), realizada na manhã desta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
O vice-presidente defendeu a criação de consórcios municipais de engenheiros como uma das formas de aumentar a prevenção de tragédias em todo o estado, além de valorizar a mão de obra especializada.

“O enfrentamento de eventos climáticos extremos exige planejamento, conhecimento técnico e cooperação entre as instituições. Precisamos fortalecer as prefeituras com engenheiros capacitados, garantindo que a prevenção seja uma realidade e não apenas uma resposta emergencial após as tragédias”, afirmou Álvaro Goulart.

A Frente Parlamentar será presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes e busca fortalecer políticas públicas para minimizar impactos de eventos climáticos. O evento reuniu autoridades, prefeitos e representantes do governo, reforçando a necessidade de medidas preventivas.

Atuação técnica

O Crea-MG tem uma parceria ativa com a Defesa Civil, com engenheiros e geólogos voluntários atuando em emergências. Neste ano, profissionais do Conselho avaliaram imóveis afetados pelas chuvas em Ipatinga, no Vale do Aço, e Mantena, no Vale do Rio Doce. Além da resposta a desastres, o Conselho investe em prevenção, como com o Grupo de Trabalho criado em 2024 para mitigar riscos geológicos e hidrológicos.

Convênio

Nos próximos dias, o Crea-MG avançará em mais uma parceria estratégica com a Defesa Civil, formalizando um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é facilitar o intercâmbio de informações e a atuação de profissionais voluntários em prevenção e análise de danos estruturais. Assim como ocorreu na cidade de Ipatinga, em janeiro deste ano, quando o Crea enviou uma equipe de profissionais registrados para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil.

Ester Tadim
Publicado em
20 Mar 2025
Tipo de publicação
Notícia