Iniciativa amplia diálogo entre empresas e Conselho para impulsionar engenharia, agronomia e geociências no estado

Colegio Empresas

Relançamento do Colégio Estadual de Empresas | Foto: Felipe Jácome

O Crea-MG relançou, nesta terça-feira (1º), o Colégio Estadual de Empresas (CEM), órgão consultivo criado para estreitar a relação entre o setor produtivo e o Conselho. A iniciativa, que retorna com nova estrutura, busca fortalecer empresas de engenharia, agronomia e geociências, promovendo a integração e o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, destacou que o CEM será um espaço permanente de diálogo entre o Conselho e empresas de pequeno, médio e grande porte. 

“O Crea-MG possui quase 60 mil empresas registradas. Cada uma delas tem um papel essencial no desenvolvimento do estado, gerando empregos, inovação e crescimento. Para avançarmos ainda mais, precisamos estar unidos”, afirmou Marcos Gervásio.

Participação empresarial

Para o diretor-presidente da Direção Consultoria e Engenharia, Fred Couto, a retomada do Colégio de Empresas é essencial para a valorização do setor. 

“O CEM incentiva a educação e a inovação, elementos fundamentais para o desenvolvimento da engenharia. Hoje, enfrentamos desafios como a contratação pelo menor preço e a escassez de mão de obra qualificada. Estar próximo ao Crea-MG e trocar experiências é essencial para fortalecer o setor”, disse Fred Couto. 

O representante da Pavican Engenharia, Elder de Brito Marques, reforçou a importância da aproximação entre empresas e o Conselho. 

“Nosso princípio é compreender os movimentos do mercado, buscar inovações e participar dos eventos promovidos pelo Crea-MG. Muitas vezes, o Conselho tem uma relação mais documental com as empresas. Eventos como este são essenciais para aproximar esse contato e incentivar a troca de ideias”, afirmou Elder de Brito. 

Além de promover a aproximação institucional, o CEM terá um papel estratégico na formulação de propostas para fortalecer as empresas e impulsionar o crescimento do setor produtivo mineiro.

Palestras e visita guiada

Na primeira reunião da nova gestão, além de uma mesa-redonda para esclarecer dúvidas sobre os serviços do Conselho, foram realizadas palestras com temas estratégicos para o setor. O engenheiro civil Rodrigo Gaiga abordou “Benefícios e oportunidades de parcerias público-privadas (PPP)”, enquanto o atleta, gestor e escritor Teo Laborne ministrou a palestra “O Poder da Colaboração”.
Os participantes também visitaram a sede do Crea-MG, onde conheceram as instalações e receberam atendimento personalizado para suas empresas.

Ester Tadim
Publicado em
01 Abr 2025
Tipo de publicação
Notícia