
O Crea-MG recebe, nos dias 3 e 4 de setembro, o Congresso Nacional de Energias Renováveis, Mobilidade Sustentável e Descarbonização, organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-MG). O objetivo é apresentar tecnologias e práticas que diminuam a emissão de carbono, como a mudança da matriz energética para fontes renováveis e mais sustentáveis.
Para o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências têm a responsabilidade e o compromisso em adotar medidas que contribuam para um mundo mais sustentável. E o Crea-MG, como instituição que representa as profissões, tem uma responsabilidade maior ainda.
Na abertura do evento, Gervásio anunciou, em primeira mão, a renovação de 50% da frota do Crea-MG para veículos elétricos.
“Essa será uma transição gradual que será iniciada já no próximo contrato. A mudança vai permitir uma redução substancial nas emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e melhorando a qualidade do ar nas áreas urbanas onde operamos”, ressaltou.
O congresso reúne profissionais, especialistas, lideranças e empresas que participam de 12 painéis sobre temas como “Políticas e Estratégias para Impulsionar a Transição Energética Sustentável”, “Desafios e Soluções Globais para a Crise Climática”, “Financiamentos e Investimentos em Energias Renováveis e Mobilidade Sustentável”.
Fórum
Paralelamente ao Congresso, está ocorrendo o Fórum Nacional de Energias Renováveis, Instalações Elétricas e Mobilidade Elétrica. Um evento técnico com oito painéis temáticos. Entre eles, “Robôs colaborativos e seus benefícios na Indústria 4.0”, “O atual cenário regulatório e as perspectivas para o desenvolvimento da geração fotovoltaica no Brasil”, “Segurança na recarga de veículos elétricos”, entre outros.
Fomento
O presidente da Abee-MG, engenheiro eletricista Luiz Carlos Sperandio, afirmou que a entidade aceitou o desafio de realizar o evento para debater as demandas atuais de um mundo sustentável. “Queremos fazer do evento uma referência nacional no ecossistema de energias renováveis e descarbonização, promovendo dinâmicas de aprendizado e experiência e permitindo a atualização e a complementação de conhecimentos para um melhor exercício da profissão”, destacou.
Ele falou ainda da importância do apoio do Crea-MG via chamamento público que fomenta, por meio das entidades de classe, o aperfeiçoamento profissional, o fortalecimento das ações de fiscalização do Conselho, a divulgação do Código de Ética Profissional e da legislação da área, além de conscientizar sobre a importância do registro profissional, da ART. “As entidades que se estruturam e seguem o caminho da profissionalização têm condições de aproveitar os recursos oferecidos" , concluiu.
Publicado em 03 de agosto de 2024