Resultados dos GTs reforçam o papel das profissões no desenvolvimento sustentável

Seminário de Apresentação dos Grupos de Trabalho 2024

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e de Minas Gerais (Crea-MG) realizou, nesta quarta-feira (4), o Seminário de Apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) 2024, em Viçosa, na Zona da Mata em Minas Gerias. O evento reuniu conselheiros, especialistas e convidados para apresentar as iniciativas desenvolvidas pelos grupos ao longo do ano e reforçar o papel da engenharia, da agronomia e das geociências no desenvolvimento sustentável e na inovação.

Diversidade temática

Divididos em dez temas, os Grupos de Trabalho (GTs) de 2024 abordaram questões relevantes para a sociedade, para os profissionais e para as diversas cadeias produtivas.

Cada grupo foi composto por conselheiros e especialistas que, com compromisso técnico e estratégico, realizaram discussões e propuseram soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“O trabalho dos GTs do Crea-MG foi essencial para atender demandas da sociedade de forma eficaz e inovadora. Vamos manter e aprimorar esse modelo em 2025, ampliando a atuação técnica e estratégica do Conselho”, afirmou o diretor técnico e de fiscalização do Crea-MG, engenheiro civil Gabriel Nogueira. Ele também adiantou que o Crea-MG pretende constituir um grupo sobre a BR-381, inspirado no sucesso do trabalho realizado na BR-040.

Os temas: Nova Regulamentação Brasileira de Agrotóxicos; Prevenção de Eventos Geológicos e Hidrológicos; Fiscalização de Caldeiras e Vasos de Pressão; Geração Distribuída de Energia;Cidades Inteligentes e Arborizadas; Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde; Economia de Baixo Carbono; Prevenção e Combate a Incêndios; Estudos sobre a BR-040 (trecho KM 563 a 617).

Resultados e impacto social

Durante o seminário, foi destacada a relevância de difundir os conhecimentos gerados pelos GTs para a sociedade. “Divulgar os resultados dos grupos é fundamental para que a população entenda como a engenharia contribui diretamente para a segurança e o bem-estar coletivo”, enfatizou o engenheiro industrial mecânico Diego Fernandes, coordenador do GT Projeto de Fiscalização de Caldeiras e Vasos de Pressão.

O coordenador do grupo de Prevenção e Combate a Incêndios, engenheiro civil Júlio César Teixeira, destacou a importância das parcerias. “A colaboração com o Corpo de Bombeiros tem sido determinante para projetar soluções mais eficazes, fortalecendo a segurança das edificações”, reforçou o engenheiro.

Grupos de Trabalho

De caráter temporário, os Grupos de Trabalho dão subsídios aos órgãos da estrutura básica e da estrutura de suporte por intermédio do estudo de tema específico, visando fixar entendimentos e apresentar propostas. Os grupos podem contar também com a participação de especialista como convidado.

Debora.Sarmento
Publicado em
04 Dez 2024
Tipo de publicação
Notícia