Solenidade celebrou ainda legado da ex-inspetora-chefe engenheira Sônia Maria Jacob Rodrigues, incentivadora da engenharia na região.

Crea-MG inaugura novas instalações da Inspetoria de Ubá

Presidente do Crea-MG Marcos Gervásio inaugura novas instalações da inspetoria de Ubá | Créditos: Felipe Jácome

O Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências de Minas Gerais (Crea-MG) inaugurou nesta quarta-feira (4), as novas instalações da Inspetoria de Ubá, na Zona da Mata. A sede, situada na rua São José, 39, salas 515 e 516, no Centro, reforça a atuação do Crea-MG na cidade, que está presente no município desde 1983.

Uma série de melhorias foi realizada, em 2024, na Inspetoria, para aprimorar o atendimento aos profissionais locais e sociedade. A sede passou por manutenção predial, incluindo melhoria da parte elétrica, climatização, adequação de acessibilidade, reestruturação do layout, implantação de coworking - com estações de trabalho e internet gratuita para uso do profissional, entre outros aperfeiçoamentos. 

“A nova instalação faz parte do fortalecimento do Crea-MG no estado. Isso destaca o nosso compromisso em facilitar o acesso dos profissionais, bem como da sociedade, aos serviços do Conselho. O investimento na infraestrutura dos imóveis, seja em Belo Horizonte ou no interior, tem sido uma prioridade para a nossa gestão”, destacou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho, Marcos Venícius Gervásio.

Integração 

O presidente reforçou que a presença do Crea na cidade, que é uma das maiores da Zona da Mata Mineira e sede do maior polo moveleiro do estado, é muito importante para o Conselho, que tem o compromisso de zelar pela sociedade e valorizar as profissões da agronomia, da engenharia e das geociências. A Inspetoria de Ubá abrange 15 municípios, totalizando 862 profissionais registrados e 483 empresas ativas. 

Para o inspetor-chefe do Crea-MG em Ubá, engenheiro civil e de segurança do trabalho Leandro Santana Ferreira, a reforma da Inspetoria de tem grande importância para profissionais da área quanto para a sociedade em geral.

“Essa reforma demonstra o cuidado e o respeito que o Crea-MG tem com os engenheiros e demais profissionais da área. A Inspetoria simboliza a modernização e a competência técnica da engenharia, da agronomia e das geociências, contribuindo para o desenvolvimento de projetos mais seguros, sustentáveis e alinhados às necessidades da população”, afirmou Leandro.

Homenagem

 

Familiares da engenheira civil Sônia Maria Jacob, junto ao presidente do Crea-MG ,durante a homenagem prestada em Ubá | Créditos: Felipe Jácome

Na ocasião, foi inaugurada a Sala Engenheira Civil Sônia Maria Jacob Rodrigues na sede da Inspetoria. Uma homenagem póstuma à engenheira que faleceu em outubro do ano passado. Sônia foi inspetora-chefe do Crea-MG durante três anos e ainda fundadora e presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Ubá e região. “Deixo aqui registrado todo o meu apreço e respeito pela sua trajetória, por sua valiosa atuação, marcada pela excelência, dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do município e região na área da engenharia. Sônia contribuiu muito com o seu conhecimento para o avanço do nosso Sistema aqui na região, sendo uma incansável defensora das nossas profissões”, destacou Marcos Gervásio. 

Os familiares da engenheira se emocionaram com a homenagem e destacaram a dedicação que a engenheira sempre teve com a profissão.

“Em nome de toda nossa família, nos sentirmos honrados e lisonjeados com a importante homenagem do Crea-MG à nossa saudosa irmã Sônia. Nossos pais, se estivessem aqui presentes, estariam também honrados pelo reconhecimento ao trabalho de mais de 40 anos dedicado à engenharia e sua importante participação nos trabalhos do Crea. Nossa Eterna gratidão”, afirmou Sarah Jacob, irmã da homenageada.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.

 

Tags

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
04 Dez 2024
Tipo de publicação
Notícia