Encontro discutiu prioridades e o impacto das obras da BR-381 nos municípios mineiros

Representantes do Crea-MG em encontro com o Movimento Pró-Vidas | Créditos: Divulgação Crea-MG
Na manhã desta terça-feira (7), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) garantiu reforço na fiscalização das obras de duplicação da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, que serão retomadas este ano. O Crea foi representado em um encontro realizado na Cidade Administrativa, promovido pelo Movimento Pró-Vidas, que reuniu representantes de diversos municípios para discutir prioridades relacionadas à duplicação e concessão do trecho.
O Diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia Engenheiro Mecânico Antônio Humberto Pereira de Almeida, representante do Crea no encontro, destacou que o órgão vem atuando ativamente nas iniciativas relacionadas a essas grandes obras.
"O Conselho reforça seu compromisso com a fiscalização das atividades a serem realizadas, garantindo que apenas profissionais devidamente habilitados atuem nos projetos e que as empresas envolvidas sigam os padrões técnicos exigidos", disse ele.
Durante a reunião, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, destacaram o volume expressivo de recursos destinados a obras de infraestrutura no estado. Eles enfatizaram o papel das compensações financeiras da mineradora Vale pelo desastre ambiental de Mariana no financiamento de importantes projetos, como o Rodoanel, cuja construção está prevista para começar ainda em 2025, com ponto de partida na BR-381, próximo a Ravena.
Segundo apresentado durante o encontro, para 2025 estão previstos investimentos de R$ 3 bilhões apenas do governo estadual, além de novas concessões a serem realizadas.
Presenças
Estiveram presentes representantes das cidades de Dionísio, São José do Goiabal, Timóteo, Rio Piracicaba, Itabira, São Domingos do Prata, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sabará, além do Sindicato dos Transportadores de Carga de Minas Gerais (SETCEMG). Cada participante pôde apresentar as prioridades de suas respectivas localidades, ressaltando a importância de preparar a infraestrutura rodoviária para o aumento do fluxo de tráfego que será gerado pelas obras na BR-381.