Crea-MG e Semad planejam ações conjuntas para gestão ambiental e fiscalização profissional

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) reuniram-se nesta quarta-feira (27) para discutir estratégias conjuntas em áreas como fiscalização profissional e gestão ambiental. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, recebeu a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, na sede em Belo Horizonte.

Participaram da reunião o gerente do Departamento de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder e o chefe de gabinete do Crea-MG, engenheiro mecânico Edílio Veloso Ramos; o secretário-ajunto da Semad, Leonardo Rodrigues, juntamente com o subsecretário de Saneamento, Anderson Diniz; subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco; subsecretário de Fiscalização, Coronel Alexandre; e a chefe de gabinete da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Paula Aguiar.

Conhecimento técnico

A fiscalização do exercício profissional foi um dos temas principais.

“A qualidade técnica dos serviços é essencial para evitar problemas ambientais e estruturais. E esse trabalho deve ser desempenhado por profissionais devidamente habilitados. O fortalecimento da fiscalização é essencial nesse processo”, destacou Marcos Gervásio. 

Durante a reunião, foi enfatizada a necessidade de um protagonismo técnico nas discussões ambientais, com maior uso de estudos no licenciamento e gestão ambiental, bem como em medidas de controle e melhorias tecnológicas.

Parceria

Outro ponto de destaque foi a gestão de resíduos sólidos, especialmente a regularização de aterros sanitários e o combate à operação de lixões, ainda recorrente em várias regiões do estado. A colaboração entre Semad, Crea-MG e prefeituras foi apontada como fundamental para melhorar a eficiência na gestão de resíduos e fortalecer consórcios regionais e concessões privadas.

A secretária Marília Melo, que lidera a pasta da Semad, destacou que a visita representou um importante passo para o fortalecimento de parcerias estratégicas entre as duas instituições, com objetivos convergentes para a promoção do desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental em Minas Gerais. A Semad reafirmou seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, alinhado com as diretrizes estaduais e nacionais.

O Crea-MG se comprometeu a apoiar a elaboração de projetos que integrem essas abordagens, promovendo maior eficiência e sustentabilidade nas cidades mineiras. “Sabemos que a parceria entre o Crea-MG e a Semad é de extrema importância, por isso vamos trabalhar juntos na elaboração de cartilhas para os profissionais e empresas, e ampliar a troca de experiências e informações”, afirmou o presidente Marcos Gervásio.

Com informações da Semad

Publicado em 28 de novembro de 2024

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
28 Nov 2024
Tipo de publicação
Notícia