
Crea-MG e autoridades em Brasília durante reunião com DNIT e CGU | Crédito: Divulgação Crea-MG
O Crea-MG participou de uma reunião na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no dia 24 de outubro, em Brasília, para cobrar a execução do processo de licitação das obras do trecho 8B da BR-381, entre Belo Horizonte e Ravena, na Região Metropolitana da capital. Autoridades, representantes da sociedade civil organizada, ativistas e representantes de municípios mineiros da região também estiveram presentes no encontro e reforçaram a cobrança para o trecho considerado o mais crítico de toda a rodovia.
O diretor de Gestão, Planejamento e Tecnologia do Crea-MG, engenheiro mecânico Antônio Humberto, representante do Regional mineiro na reunião, avaliou como positivo o encontro.
“Eles foram muito abertos, disseram que as dúvidas que surgiram estão sendo sanadas e afirmaram que o leilão está mantido para o dia 4 de dezembro de 2024, a menos que apareça alguma outra coisa mais significativa”, comentou o diretor.
Antônio Humberto explicou que a realização da obra neste local é a mais complicada. “É um trecho mais complexo, principalmente pelo número de pessoas que terão de ser desapropriadas, que construíram suas casas ao longo da rodovia”, detalha. Ele explica que o trecho foi dividido em dois lotes, 8A, de Ravena a Caeté, que já está licitado, e 8B, no qual a licitação está prevista para dezembro deste ano.
Concessão BR-381
Em agosto foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o leilão do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que tem a extensão total de 304 km. A empresa vencedora, 4UM Investimentos, vai operar o trecho, entre os entroncamentos da BR-381 com a BR-262, na capital, e com a BR-116, no Leste de Minas, por 30 anos.
Publicado em 31 de outubro de 2024