
Em um compromisso com a integração e o desenvolvimento profissional, o Crea-MG apresentou, no último dia 20 de maio, o programa Trilhando Novos Horizontes para novos profissionais de Uberlândia, no Triângulo mineiro; Ipatinga, no Vale do Aço; Montes Claros, no Norte de Minas; e Juiz de Fora, na Zona da Mata. A iniciativa, voltada aos recém-registrados dos últimos três anos no Sistema Confea/Crea e Mútua, oferece um roteiro de informações e orientações para esclarecê-los e auxiliá-los no início da carreira.
O programa está ocorrendo em todas as regiões do estado. Além de profissionais, conselheiros, supervisores regionais, inspetores, presidentes de entidades de classe, representantes de instituições de ensino e membros do Crea Jr-MG participaram dos encontros realizados nos meses de abril e maio deste ano. O engenheiro ambiental e de segurança do Trabalho Ronildo Raimundo Silva, participou do evento na Inspetoria de Ipatinga. Para ele, o encontro foi importante para esclarecer diversas questões profissionais. “Gostaria de reconhecer esse trabalho que contribuiu para ampliar ainda mais os meus conhecimentos sobre o Sistema, como emitir e dar baixa em uma ART, atribuições e responsabilidade profissional”, afirmou.
Serviços
Temas como fiscalização, legislação, emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certidão de Acervo Técnico (CAT), atribuições profissionais e ética foram discutidos nos encontros pelos supervisores regionais Marcelo Ventura, em Ipatinga; Denise Guimarães, em Uberlândia; Alex Fabiano, em Montes Claros; e Leandro Abreu, em Juiz de Fora; que esclareceram dúvidas e orientaram os participantes sobre a Carta de Serviços do Crea-MG. Na ocasião, eles também explicaram que a Mútua-MG, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, oferece aos seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. Também informaram sobre os cursos de qualificação oferecidos pelo Conselho, por meio da plataforma Qualificar, e o acesso à visualização ilimitada às normas da ABNT.
Valorização profissional
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, destaca que o programa tem como objetivo fortalecer e valorizar os profissionais de engenharia, agronomia e geociências em Minas Gerais. "O Trilhando Novos Horizontes é mais do que um programa, é um projeto de acolhimento e interação do Crea-MG. Estamos aqui para apoiar cada profissional em sua jornada, desde os primeiros passos até a construção de uma carreira de sucesso”, destacou.