
Na última quinta-feira, 27 de junho de 2024, conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil (Ceec) do Crea-MG realizaram uma visita técnica às obras do sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha, na avenida Cristiano Machado, bairro Vila Suzana, na região Nordeste de Belo Horizonte. O projeto é coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e faz parte da Praça das Águas, primeira etapa que compreende a implantação de estrutura hidráulica na confluência do Córrego Pampulha e Córrego Cachoeirinha.
Contenção de enchente
Segundo o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, a Praça das Águas é uma das obras mais importantes na capital atualmente. “Você tem o córrego Pampulha e o córrego Cachoeirinha que se encontram exatamente nesse ponto e a água supitava. Esse reservatório vai reter 27 milhões de litros de água e resolver um problema sério de inundações que tinha aqui. Essa é uma obra fundamental para Belo Horizonte e para essa região”, explica Castilho.
O coordenador da Ceec, engenheiro civil Jerry Luciano de Pontes Júnior, que participou da visita técnica, ressaltou a importância dessa ação para promover o conhecimento técnico.
“O objetivo do Crea-MG ao visitar esta obra é duplo. Além de conhecer detalhadamente o projeto em questão, busca entender o funcionamento completo da infraestrutura da Sudecap. Compreender como são planejadas e executadas as diversas etapas do projeto, desde a concepção até a finalização, é fundamental para os conselheiros do Crea-MG”, detalha.
Câmara Especializada de Engenharia Civil (Ceec)
A Câmara Especializada de Engenharia Civil (Ceec) é uma das oito Câmaras Especializadas do Crea-MG, órgãos deliberativos que julgam, analisam e decidem sobre os assuntos pertinentes às respectivas especializações profissionais. O Ceec delibera, em primeira instância, sobre os assuntos ligados ao âmbito da modalidade de Engenharia Civil. A Câmara representa um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam pendências no exercício de suas profissões e atividades.
Foto: Comunicação Sudecap
Publicado em 03 de julho de 2024