Iniciativa busca aproximar estudantes do universo da engenharia, da agronomias e das geociências por meio de palestras, eventos e apoio a projetos científicos, incentivando novas gerações a ingressarem na área técnica

Representantes do Crea-MG em visita ao Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH). Foto: Felipe Jácome
O Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) recebeu, na manhã desta terça-feira, 11/02, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) para uma reunião de aproximação e definição de parcerias estratégicas. A iniciativa busca incentivar os alunos a se interessarem pelas diversas áreas da engenharia, promovendo o conhecimento sobre o setor e suas inúmeras possibilidades profissionais.
Durante o encontro, foram discutidas ações como a realização de palestras, participação em eventos e apoio aos projetos desenvolvidos pela escola. As atividades visam aproximar os estudantes do universo da engenharia, da agronomia e das geociências, ampliando suas perspectivas de escolha profissional.
O comandante e diretor de ensino do Colégio Militar, Coronel Leonardo Werdan Torres, destacou a relevância dessa parceria.
"Essa aproximação vai iluminar os alunos, permitindo que conheçam as diferentes vertentes da engenharia brasileira. Assim, ao conhecerem essas áreas, poderão optar por essa profissão tão importante," ressaltou.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, explicou que o Conselho tem investido nessa relação com as escolas para promover ações com o objetivo de atrair novos talentos para a área técnica.
“Hoje, o Brasil enfrenta um desafio estratégico que pode comprometer seu desenvolvimento, que é o déficit de engenheiros. A formação de novos profissionais não é apenas uma questão técnica, ela precisa ser encarada como uma política pública de desenvolvimento nacional. Então, temos que começar da base, desde a valorização das ciências exatas no ensino básico e médio até a infraestrutura adequada de instituições de ensino superior”, pontuou o presidente.
Por sua vez, o Coronel Werdan enfatizou essa preocupação da escola na formação científica dos alunos e de como esse engajamento aumenta o interesse pela área de engenharia.
"O Colégio Militar fomenta e estimula a participação dos estudantes não apenas no desempenho acadêmico, com um forte foco em matemática e física, mas também em feiras de ciências locais, estaduais e nacionais. Nossos alunos têm destaque em competições científicas, incluindo o Desafio Global do Conhecimento, que envolve todos os colégios militares do Brasil", destacou.