
Foram eleitos por aclamação na quarta-feira, 13 de março, o coordenador e o coordenador adjunto do Colégio de Instituições de Ensino Regionais (CIER), antigo Colégio Estadual de Instituições de Ensino (CIE-MG) para o próximo ano. O pleito ocorreu no segundo dia da Reunião dos Colégios, realizada na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte.
O novo coordenador do CIER é o engenheiro civil Luis Cesar de Oliveira, representante da Universidade de Uberaba (Uniube). No Crea-MG, Luis Cesar foi conselheiro por dois mandatos, tendo coordenado a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap). Ele acredita que o CIER, juntamente com as instituições de ensino, pode contribuir para promover melhorias significativas, garantindo uma educação de qualidade para os futuros profissionais de engenharia. “Nosso desafio é realmente significativo, pois precisamos fortalecer a relação entre o Crea-MG e as instituições de ensino. É um trabalho que exigirá esforço e comprometimento, mas estamos determinados a enfrentá-lo na expectativa de aumentar a captação e a permanência dos alunos nos cursos de engenharias”, afirmou.
O engenheiro civil Ivan Franklin Júnior, representante do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), foi escolhido para a coordenação adjunta. Ele, que também foi conselheiro por dois mandatos e membro da Ceap, falou sobre o trabalho realizado sobre atribuições profissionais. “Esse trabalho foi feito e testado, é isso que a gente se propõe a fazer, colocar as ideias em prática. Estamos num momento delicado de baixa procura pelos cursos de engenharia e precisamos de mecanismos para reverter essa situação das engenharias, com ações direcionadas”, ressaltou.
O CIER é um órgão consultivo do Crea-MG composto pelo presidente do Conselho e por representantes das instituições de ensino filiadas ao Colégio. Seu objetivo é aprimorar a atuação das Instituições de Ensino e consolidá-las como líderes em suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos, debates, fomentar e promover políticas de melhorias da qualidade do ensino e valorização na formação, nas atribuições profissionais e no exercício profissional regulamentado pelo Sistema Confea/Crea, entre outros.