A 1° reunião do ano marcou o início da participação do Crea-MG no conselho municipal

Primeira reunião do Conselho Deliberativo do ano de 2025 foto: Fernando Inneco
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) realizou, nesta terça-feira, 11/02, a primeira reunião do Conselho Deliberativo de 2025, na sede do Crea-MG. O encontro marcou o início da participação do Regional mineiro no conselho municipal, fortalecendo a participação de instituições representativas no planejamento e desenvolvimento da capital.
Durante a reunião, os conselheiros discutiram e aprovaram o Plano de Trabalho para 2025, que define as diretrizes e as prioridades para o ano. Um dos destaques é o lançamento do Plano Estratégico BH 2050, que visa consolidar um projeto de longo prazo para transformar Belo Horizonte na melhor cidade para se viver na América Latina até meados do século. Outros temas abordados foram a criação de uma plataforma de gestão integrada, a organização de agendas estratégicas com representantes do poder público e da academia, além da estruturação financeira do Codese e a implementação de uma sede física.
Entrada do Crea-MG fortalece o conselho
A presidente do Codese-BH, Cássia Ximenes, ressaltou a importância da entrada do Crea-MG no conselho.
“Essa presença oxigena a estrutura do Codese, porque é uma entidade histórica na cidade, com muito conhecimento. Isso vai agregar valor tanto na questão técnica quanto na colaboração com novas ideias para construir esse planejamento para o futuro de Belo Horizonte”, afirmou Cássia.
O diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro agrônomo Gustavo Lopes, que representou o Crea-MG nesse encontro, reforçou a importância do diálogo e da cooperação para o avanço das cidades.
"É uma satisfação para o Crea-MG receber esta primeira reunião ordinária do Codese-BH em nossa casa. O nosso Conselho tem muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável e estratégico de Belo Horizonte, e essa aproximação é fundamental para fortalecermos ações conjuntas em prol da sociedade", enfatizou Gustavo Lopes.
Crea-MG passa a integrar o Codese-BH
No dia 11 de dezembro de 2024, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, tomou posse como membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH). Esta é a primeira vez que o Crea-MG participa da entidade.
Composto por mais de 80 entidades da sociedade civil organizada da capital, como Sebrae-MG, Sinduscon e Fecomércio, o Codese-BH é uma instituição de governança colaborativa, que tem como objetivo contribuir na resolução dos problemas do interesse coletivo, como planos de desenvolvimento econômico, social e urbano da cidade.