Na ocasião, os presentes também receberam um treinamento sobre a Política de Segurança da informação

Presidente do Crea-MG Marcos Gervásio apresenta resultados da gestão em 2024. Crédito: Divulgação.
O Crea-MG reuniu funcionários e colaboradores de todo o estado, na terça-feira (3), na sede, em Belo Horizonte, para apresentar o balanço de gestão do ano de 2024. O presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, que assumiu a presidência no início deste ano, destacou a inovação e o crescimento de cada um dos setores para um público de quase 300 pessoas, ilustrando com números e resultados das ações de planejamento.
“Esse é um balanço bem preciso, com números que mostram que conseguimos avançar. Não se trata de uma comparação, mas, sim, de um balanço de efetividade, focado nos acertos. Muitas vezes, tivemos que voltar atrás e corrigir”, enfatizou Marcos Gervásio na sua apresentação.
Ele detalhou sobre 18 projetos estratégicos, que foram desdobrados em mais de 1.500 tarefas executadas ao longo deste ano. Além desses, foram detalhados os projetos que estão em andamento, como o Banco de Talentos, Crea Capacita, Clube de Benefícios e implantação do ESG, sigla em inglês para Compromisso com a sustentabilidade, Responsabilidade social e Governança ética.
Outro ponto de destaque foram os resultados dos setores de Fiscalização e Atendimento. Foram mais de 250 mil atendimentos telefônicos, cerca de 40 mil e-mails respondidos e 25 mil atendimentos presenciais nas 67 Inspetorias e 17 Escritórios de Representação, distribuídos em todas as regiões de Minas. Já no Departamento de Fiscalização, foram realizadas 60.770 ações em 850 municípios fiscalizados, no período entre janeiro e novembro de 2024.
“Esses dados demonstram o quanto é relevante a atuação dos agentes fiscais. A atividade de vocês é essencial para a defesa da sociedade. Nosso papel é garantir segurança e tranquilidade para todos. Por exemplo, no campo da agronomia, ao levar alimento para casa, a sociedade pode ter a certeza de que aquele produto tem origem e procedência, graças à atuação de vocês”, reforçou o presidente na sua fala aos fiscais presentes no evento.
Benefícios
Na ocasião, também foram apresentados os novos benefícios para funcionários, reforçando a preocupação do Conselho com a saúde e qualidade de vida tanto no ambiente de trabalho quanto no âmbito pessoal. O presidente reforçou o compromisso com as pessoas. “Estamos falando aqui de pessoas de vários pontos do estado, diversas regiões, com culturas diferentes, com necessidades diferentes, e todos eles imbuídos no mesmo objetivo, que é fazer o melhor, com excelência, aquilo que nós estamos comprometidos a fazer em prol da sociedade”, ressaltou.
A diretora de Recursos Humanos do Crea-MG, engenheira agrônoma Cláudia Versiani, destaou a importância de se criar um ambiente de trabalho com qualidade de vida, focado também na questão financeira e na saúde.
“O que fazemos aqui é pensar no funcionário, no seu psicológico e no seu bem-estar. Ao longo desses dois anos à frente da Diretoria de Recursos Humanos nossa prioridade sempre foi vocês – os seres humanos que fazem essa máquina funcionar”, afirmou a diretora.
Política de Segurança da informação

Treinamento de funcionários no Auditório do S1. Foto: Luana Matos
Pela manhã, ainda foi realizado o Treinamento: PSI - Política de Segurança da informação com todos os funcionários presentes no evento. O objetivo foi conscientizar sobre os riscos e garantir a segurança dos dados sob responsabilidade do Conselho. A PSI é responsável por definir regras e diretrizes que devem ser seguidas para proteger os dados confidenciais de uma empresa ou organização, e direciona sobre a importância de boas práticas na ação de Segurança da Informação. Na ocasião, ainda foram abordadas as principais informações sobre a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).
Segundo o encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) do Crea-MG, Ricardo Barbosa, o treinamento é fundamental para que todos compreendam sua responsabilidade na segurança da informação. Ele destaca que a política de segurança do Conselho é essencial, pois orienta colaboradores, conselheiros e prestadores de serviço sobre suas obrigações no tratamento de dados.
“Não é apenas um documento que ele assina no momento da admissão, de renovação de contrato, mas sim um compromisso que traz diversas responsabilidades. Precisamos garantir que eles tenham conhecimento, de fato, de tudo que estão assinando, e que todos estejam plenamente cientes do que foi acordado”, ressaltou.
A analista técnica de solicitação de Certidão de Acervo Técnico (CAT) do escritório de Caeté, engenheira civil Marilaine Gonçalves, contou que o treinamento irá contribuir muito com a qualidade do seu trabalho e com a segurança das informações que passam pelo setor. ”Foi muito enriquecedor, são detalhes que no dia a dia passam batido e a gente não se dá conta. Por exemplo, se um dado for roubado ou vazado, informações de vários profissionais estão em risco. Então esse treinamento contribui para alertar mesmo a responsabilidade que a gente tem com as informações que estão nas nossas mãos”, declara.
Publicado em 04 de dezembro de 2024