
Araxá vai sediar a última edição do ano da reunião Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), no dia 7 de dezembro de 2023. A reunião, regularmente realizada em Belo Horizonte, é a instância máxima de julgamento estadual, e reúne os 108 conselheiros, vindos de todas as regiões do estado. Durante as Plenárias, são deliberados assuntos que envolvem as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências, como autos de infração, processos éticos e pedidos que competem ao Crea-MG. A Plenária é conduzida pelo presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, que é natural da cidade.
Na ocasião, também serão realizadas as reuniões de Câmaras Especializadas e da Diretoria, esta última no dia 6 de dezembro. “É com uma grande satisfação que realizamos a última Plenária do ano do Crea-MG em Araxá. Minha terra natal e que é uma cidade que reúne grandes empresas, indústrias, além do turismo, que é muito forte também. As nossas profissões estão bastante presentes aqui. Essa troca de conhecimento é muito importante para fortalecer o nosso Sistema e, assim, podemos contribuir cada vez mais para a sociedade”, afirma Lucio Borges. A inspetoria de Araxá abrange nove municípios, contabilizando mais de 4 mil profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.
Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Araxá, engenheiro civil Diego Augusto da Mata, a realização da plenária no interior é importante para integrar o profissional ao conselho. “Essa é uma oportunidade para o profissional que nunca acompanhou uma plenária e quer conhecer, saber como funciona, como que ocorrem as decisões, as definições dentro do nosso Conselho Regional”, pontua o inspetor. Ele ressalta ainda que atividades como essa movimenta a economia da cidade. "A movimentação no comércio, hotéis, isso tudo é muito importante para a economia local, e automaticamente para a nossa classe também", reforça.
O conselheiro do Crea-MG e presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos da Região de Araxá (Area), engenheiro civil Diego Oliveira Rosa, explica que a realização da Plenária na cidade foi motivada pelo desejo de aproximar ainda mais o Conselho da região. “Esse é um importante movimento da gestão do presidente Lucio em se fazer presente em todo o estado. Levando as reuniões Plenárias para o interior, possibilita uma aproximação e interação ainda maior com profissionais, entidades de classe, instituições de ensino, empresas e poder público”, afirma Diego.
Agenda - Na programação, também está previsto um encontro do presidente Lucio com o presidente da Câmara Municipal, Bosco Júnior. Na oportunidade, Lucio vai entregar a cartilha “Ideias e soluções para os municípios - Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências”, que reúne uma série de apontamentos de profissionais para as áreas de rodovias, alimentos, meio ambiente, impacto das chuvas, urbanicidade e valorização das profissões.
Os conselheiros do Crea-MG ainda farão visitas técnicas à CBMM, ao Cefet e ao UniAraxá.
Programação
06 de dezembro
1) Reunião de Diretoria do Crea-MG
Horário: 14h
Local: UNIARAXÁ - Av. Min. Olavo Drummond, 05 - São Geraldo, Araxá - MG
07 de dezembro
1) Reuniões de Câmaras Especializadas do Crea-MG
Horário: 08h às 12h
Local: Grande Hotel de Araxá - Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá/MG
3) Reunião com o presidente da Câmara Municipal de Araxá
Horário: 9h
Local: Sede da Câmara
4) Reunião Plenária do Crea-MG
Horário: 13h30
Local: Cine teatro - Grande Hotel de Araxá - Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá/MG