1991 - Eleições Diretas

Em 1991, paralelamente à discussão nacional sobre eleições diretas, o Sistema Confea/Crea realiza o congresso constituinte em Belo Horizonte, que aprova a realização de eleições diretas para presidente dos Creas e do Confea. A decisão dos profissionais dá origem à Lei Federal 8.195/1991, que dispõe sobre as eleições diretas no Sistema. O primeiro pleito, no novo formato, ocorre em 1992.

1992 - Eco-92 e Agenda 21

- A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, teve desdobramentos importantes dos pontos de vista científico, diplomático, político e na área ambiental. A Eco-92, como ficou conhecida a conferência, propôs a Agenda 21, programa de ações que concilia proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Na década de 2000, o Crea-MG empreende inúmeros esforços para divulgar o documento e mobilizar os profissionais para atuarem conforme os preceitos do desenvolvimento sustentável.

1994 – Interiorização do Crea-MG

Em 1994, para descentralizar sua atuação e facilitar o relacionamento com profissionais e sociedade, o Crea-MG reorganiza a sua estrutura administrativa e eleva os escritórios a Inspetorias, em 52 municípios de Minas. Em 2007, são criadas unidades regionais para descentralizar os serviços de registro e acervo, que são ofertados apenas presencialmente. Com a digitalização dos serviços, o papel das unidades muda. Atualmente, o Crea-MG trabalha para que elas sejam uma referência para os profissionais e para a sociedade local, impulsionando a participação do Conselho na vida das cidades.

1996 - www.crea-mg.org.br

O primeiro site do Crea-MG é lançado em 1996, um ano após a abertura comercial da Internet no Brasil. Ao longo dos anos, o Conselho investe na transformação digital para que os profissionais e sociedade possam ter acesso a serviços 100% online, além de acompanhar as ações e projetos empreendidos pelo Regional.

1997 - 54ª Semana Oficial discute globalização

Em 1997, é realizada a 54ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em Belo Horizonte, coincidindo com a comemoração do centenário da capital. A globalização e as suas consequências são o tema central da discussão que envolveu profissionais de todo país.

1998 - Privatização da Telebrás

A privatização da Telebrás ocorreu por meio de leilão, em julho de 1998, sendo a maior venda ocorrida no Brasil até então. Antes de ser privatizada, havia uma lista de espera de dois a cinco anos para adquirir uma linha telefônica, que era bastante cara e muitas localidades do Brasil não tinham nem previsão de obter o serviço. De lá para cá, muita coisa mudou e, atualmente, todos os municípios brasileiros têm acesso, pelo menos, a tecnologia móvel. Em 2022, o número de celulares era maior que o número de habitantes.

1999 - Fácil Acesso para Todos

Lançada a campanha Inacessível é inaceitável - Fácil Acesso para Todos, com objetivo de conscientizar profissionais a projetarem espaços acessíveis a todos os cidadãos, eliminando barreiras arquitetônicas, urbanas, de transportes e de informações e comunicação que dificultem a utilização ou acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

e o tempo vai dizendo que agora é pra valer

Av. Álvares Cabral, 1600
Santo Agostinho - BHte
Minas Gerais - 31170 917