1980 - Sistema Confea/Crea passa a registrar Meteorologistas

A profissão de meteorologista é regulamentada pela Lei 6.835, de 14 de outubro de 1980. Além dos concluintes de curso superior de meteorologia, a lei permite o registro no Crea aos meteorologistas que ingressaram no serviço público mediante concurso público e aos não diplomados que tenham exercido ou estivessem exercendo, por mais de três anos e que requeiram os respectivos registros, dentro do prazo de um ano, a contar da data da publicação da lei.

1982 - Itaipu Binacional

O reservatório da usina Itaipu Binacional começa a se formar em 1982 e a primeira unidade geradora entra em operação em maio de 1984. Com a Itaipu, o Brasil desenvolve uma tecnologia própria de construção de grandes barragens e incorpora ao seu setor elétrico uma usina que, em 2024, responde por quase um quarto de todo o consumo nacional. Já o Paraguai passa a contar com energia suficiente para seu abastecimento durante as próximas décadas, sem que precise fazer qualquer outro investimento no setor, além de ter fomentado o desenvolvimento de toda a região de fronteira.

1984 - Casa do Engenheiro

O Crea-MG deixou as instalações da Rua da Bahia 1.313, onde funcionava,  e mudou-se para a sonhada sede própria situada na Avenida Álvares Cabral, 1.600.

1984 - Confins recebe o primeiro voo regular

O projeto de um grande aeroporto industrial metropolitano começa a ser discutido na década de 1970 e tem previsão de ser executado em quatro fases, segundo a demanda de voos. A primeira delas é marcada pelo primeiro voo regular de passageiros, que pousa no Aeroporto Internacional Tancredo Neves em 1984. Localizado na cidade de Confins, após obras de melhorias e expansão, realizadas a partir de 2015, transforma-se no sexto aeroporto mais movimentado do país e um dos mais bem avaliados.

1985 - Assembleia Nacional Constituinte

Em 1985, a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais elabora um anteprojeto constitucional a ser submetido à Assembleia Nacional Constituinte de 1987. O Crea-MG participa ativamente do processo, encaminhando propostas para os deputados constituintes que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia.

1986 - Participação dos Técnicos de Nível Médio

Apesar das restrições, o Crea-MG é o primeiro dos Regionais a permitir a participação dos técnicos de nível médio na plenária. Em 1986, eles podem participar, porém, sem direito a voz ou voto. Em 1991, os técnicos conquistam direito a voz e voto no Plenário mineiro, com sete representantes. E, a partir de 1994, os técnicos passam a ter um representante na diretoria do Conselho.

1988 - Distrito de Irrigação Jaíba

Maio de 1988 marca a incorporação da iniciativa privada ao Projeto Jaíba com a criação do Distrito de Irrigação Jaíba. As primeiras iniciativas governamentais de ocupação planejada da área do projeto no Norte de Minas são da década de 1950. Atualmente, é o maior perímetro irrigado da América do Sul e o segundo maior do mundo em área contínua, abrangendo 29 mil hectares de plantações. A produção alimenta tanto o mercado interno quanto o externo, além de servir de matéria-prima para o etanol.

1988 - Constituição Federal e desenvolvimento sustentável

Conhecida como Constituição Cidadã, a Carta Magna de 1988 dá forma legal às demandas da sociedade brasileira. Em um processo democrático iniciado em 1985, a Constituição aborda a função social da propriedade, a livre iniciativa, o direito às cidades e à terra, dentre outros. O planejamento é valorizado e o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), por exemplo, considera as premissas de planejamento e as diretrizes para a política urbana disposta na Constituição.

temos todo tempo do mundo

 

Av. Álvares Cabral, 1600
Santo Agostinho - BHte
Minas Gerais - 31170 917