1934 - Instalado o Crea 4ª Região, composto por Minas Gerais e Goiás

Em 23 de abril de 1934, é instalado o então denominado Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Confea) e são constituídos os plenários dos Conselhos Regionais, divididos em oito grandes regiões. A primeira reunião plenária do Crea 4ª Região, composto por Minas Gerais e Goiás, ocorre em 15 de junho, nas instalações da SME. Desde então, o Crea fiscaliza as atividades e o exercício das profissões por ele abrangidas, exigindo que haja sempre um responsável técnico legalmente habilitado à frente de obras e serviços com o objetivo de proporcionar segurança à sociedade e aos contratantes, bem-estar social e humano e equilíbrio ambiental.

1934 - Fundação da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos

Em 04 de junho de 1934, é fundada a Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea). Ao longo dos anos, a entidade atua para valorizar os seus associados e incentiva a realização de investimento contínuo em crescimento profissional.

1934 - Minas e Águas

A Constituição de 1934 separa a propriedade do solo, do subsolo e de seus bens minerais, estabelecendo que as minas e demais riquezas do subsolo, bem como o potencial hidroenergético das quedas d’água são considerados bens da União para efeito de exploração ou aproveitamento industrial. Datam desse ano, os códigos de Minas (24.642) e das Águas (24.643), que permitem ao poder público controlar e incentivar o aproveitamento industrial de ambos os recursos.

1935 - 1º Congresso de Conselheiros Federais e Regionais

Primeiro Congresso de Conselheiros Federais e Regionais é realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 26 de agosto de 1935. O Crea 4ª Região participa ativamente dos debates que apontam, dentre outras questões, a necessidade de o Sistema Confea/Crea combater a criação e a proliferação de escolas mal organizadas que se apresentam como escolas de engenharia. A qualificação adequada dos profissionais continua, ainda hoje, como um ponto de atenção do Sistema.

1936 - Início das obras da Lagoa da Pampulha

As obras de construção da barragem da Pampulha começam em 1936 e são inauguradas em 1938. O complexo da Pampulha, composto pelo espelho d'água e pelos pelos edifícios e jardins do Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), da Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design), do Iate Golfe Clube (atual Iate Tênis Clube), da Igreja de São Francisco de Assis e a orla da Lagoa no trecho que os articula, é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 2016.

1938 - Entrevista de São Lourenço

Em fevereiro de 1938, em entrevista na cidade de São Lourenço, Getúlio Vargas traçou os parâmetros gerais do programa econômico do Estado Novo com ênfase na criação da indústria de base e na elaboração de políticas para ampliar e diversificar as exportações, dentre outras iniciativas. Na entrevista, Vargas avalia a produção siderúrgica da época como "reduzida, cara e antieconômica". A crítica, em sintonia com o movimento em prol de uma siderurgia nacional, é entendida como uma legitimação do projeto em discussão que, poucos anos mais tarde, dá origem à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

é o tempo

Av. Álvares Cabral, 1600
Santo Agostinho - BHte
Minas Gerais - 31170 917