1961 - Jurisdição do Crea 4ª Região é alterada

Em 1960, com a inauguração de Brasília, o Crea 4ª Região discute a necessidade de alterar a jurisdição do Conselho. A nova capital federal atraía profissionais e empresas para o planalto central, justificando a criação de um novo Regional. Em 1961, a jurisdição do Crea 4ª Região é alterada para Minas Gerais e é instituída a 12ª Região, composta por Goiás e Distrito Federal. A mudança na denominação do Crea 4ª Região para Crea-MG só ocorreria mais tarde, em 1977.

1962 - Os geólogos passam a fazer parte do Sistema Confea/Crea

A Lei 4.076, de 23 de junho de 1962, regulamenta o exercício da profissão de Geólogo, que passa a ser permitida apenas para os portadores de diploma expedido por curso oficial e com registro no Crea.

1962 - Inauguração da Usiminas

Inaugurada em 1962, no então distrito de Ipatinga, a Usiminas é uma das maiores siderúrgicas do Brasil. A sua construção começou seis anos antes, em um cenário brasileiro de euforia e otimismo. Originalmente criada como uma empresa estatal, contou com o apoio de capital e de tecnologia japonesa.

1963 - Usina Hidrelétrica de Furnas

Inaugurada em 1963, a Usina de Furnas é uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, localizada no Rio Grande, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Entra em funcionamento em 1965 e já na década de 1970 passa por obras para aumentar sua capacidade instalada. Sua localização privilegiada e capacidade de geração de energia evitam a ocorrência de um colapso pela falta de energia na década de 1960.

1963 - Copasa e Política de Saneamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), criada em 1963, integra a primeira política de saneamento a entrar em vigor em Minas Gerais. Inicialmente denominada Comag (Companhia Mineira de Água e Esgoto), tem o nome social alterado para Copasa em 1974. Desde sua criação, busca soluções por meio da cooperação técnica e da prestação de serviços públicos de saneamento básico.

1965 - Inaugurado o Mineirão

- Uma comitiva do Crea 4ª Região visita as obras do então Estádio de Minas Gerais, o popular Mineirão, que posteriormente recebe o nome de Estádio Governador Magalhães Pinto (1966). A inauguração ocorre em 5 de setembro de 1965, com a vitória da Seleção Mineira sobre o River Plate da Argentina, por 1 a 0.

1965 - Inatel e Vale da Eletrônica

Em 1965, com a fundação do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, começa a ser consolidada uma parceria de sucesso entre academia, indústria e governo. A instituição de ensino é referência em telecomunicações e foi fundamental para a consolidação da região como o Vale da Eletrônica, como é conhecido o Arranjo Produtivo Local (APL). Não por acaso, a denominação de Vale da Eletrônica, numa clara referência ao Vale do Silício (EUA), é de 1985, mesmo ano da criação da incubadora de empresas do Inatel.

1966 - Publicada a Lei 5.194/1966

A partir desta legislação, os engenheiros agrônomos passam a fazer parte do Conselho e o termo agrimensura é substituído por agronomia. Os presidentes do Confea e dos Crea são eleitos por maioria absoluta de seus membros, e não mais por indicação do presidente da República. Outras novidades são a criação das câmaras especializadas e as diretrizes para instalação e funcionamento de inspetorias sub-regionais, unidades.

1967 - Renúncia Coletiva da Diretoria do Crea

Em 26 de agosto de 1967, a diretoria do Crea 4ª Região renuncia em protesto pela concessão de registro para os chamados engenheiros de operação, cujo curso tinha duração de três anos. Inicialmente, o Crea havia rejeitado a inscrição como engenheiros, já que entendia que tais egressos deveriam ser registrados como técnicos, em função da curta duração do curso. Com base na Lei 5.194/1966, um dos formandos impetra mandado de segurança contra o Crea e, com o fim do processo, o Confea designa comissão para expedir as carteiras e recusa a renúncia coletiva da diretoria do Crea.

No novo tempo

Av. Álvares Cabral, 1600
Santo Agostinho - BHte
Minas Gerais - 31170 917