Seminário BR 040

As condições operacionais e de segurança no trecho da Rodovia BR-040, que se estende do km 563 ao km 617, foram alvo de estudo do Grupo de Trabalho GT Engenharia BR-040, do Crea-MG, instituído em março deste ano. O resultado do levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 27/11, durante o Seminário Engenharia na BR-040, realizado na sede do Conselho, em Belo Horizonte.

Trecho estudado

O trecho estudado perpassa os municípios de Nova Lima, Itabirito, Moeda, Belo Vale, Ouro Preto e Congonhas, com aproximadamente 7,6 quilômetros de pista dupla e 46,4 quilômetros de pista simples multivias, totalizando 54 quilômetros. 

O relatório mostrou que, no período de janeiro de 2017 a setembro de 2023, o referido trecho apresentou um número médio de 2 mortes por quilômetro. Segundo o coordenador do GT do Crea-MG, engenheiro mecânico Antonio Humberto Almeida, as condições de tráfego no referido trecho estão bastante deterioradas pela idade avançada da rodovia, construída há muitos anos e que não foi modernizada nem recebeu melhorias. Além disso, sua utilização atual, tem características de via industrial, há uma grande circulação de veículos de carga.

Durante nove meses de estudos, o GT elaborou um relatório, composto por 8 capítulos, para avaliar as condições operacionais e de segurança do mencionado trecho. O documento aponta soluções de engenharia para reduzir danos materiais e pessoais, óbitos e lesões graves.

Relatório

"A nossa expectativa é que essa semente consiga sensibilizar todas as entidades envolvidas, seja na esfera federal, estadual, municipal, seja no Poder Judiciário, seja no Ministério Público, seja nas empresas mineradoras, seja nas empresas transportadoras, no sentido de que todos canalizem os esforços para medidas que consigam reduzir o nível de fatalidades. A gente nem chama mais de acidente, porque acidente dá a entender que é inevitável, mas todos esses acidentes podem e devem ser evitados", completou Antonio.

O documento pode ser conferido na íntegra aqui. Ele será disponibilizado a todas as entidades que podem estar envolvidas no bom funcionamento do trecho da 040 e na prevenção de fatalidades.

webmaster
Publicado em
28 Nov 2023
Tipo de publicação
Notícia