Mulheres discutem participação feminina na engenheira, na política e em cargos de liderança

Equidade de gênero; crescimento da participação feminina na política, nas atividades de engenharia; desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho foram os assuntos pautados no evento Conexão Sustentável: Saúde e bem-estar para engenheiras, agrônomas e geocientistas.

O evento, promovido pelo Crea-MG, no dia 07 de março de 2024, reuniu lideranças do Sistema, profissionais, empresárias e estudantes que trocaram conhecimentos e experiências. O presidente do Conselho, engenheiro civil Marcos Gervásio ressaltou que  do total dos mais de 147 mil profissionais ativos registrados no Crea-MG, 19,8% são do sexo feminino. Ele  pontuou que somente no mês de janeiro deste ano, dos 774 novos registros, 32% são de mulheres, o que representa um aumento em comparação aos números de 2018, quando elas correspondiam a 26% do total de registros em todo o ano. “É com alegria que temos verificado um aumento gradativo no registro de mulheres no nosso Conselho. Essa ampliação não somente ressalta uma mudança positiva no envolvimento da mulher, mas também evidencia o papel crescente da figura feminina na construção do futuro da engenharia, da agronomia e das geociências”, frisou.

Na ocasião, a coordenadora do Programa Mulher do Crea-MG, engenheira civil Maria Angélica Aguiar destacou a importância do Programa.  “O objetivo é para atender a ODS 05 da Agenda 2023 na questão da equidade de gênero. Nosso maior propósito é fomentar e elaborar políticas atrativas para ampliar a participação das nossas profissionais nas esferas do Sistema Confea/Crea e Mútua e também no meio parlamentar”, afirmou.

O evento contou com a presença da deputada estadual Maria Clara Marra; da fundadora da Empresa Thess Engenharia, engenheira civil Fernanda Patrício Theess; da Ceo do Grupo Projeta, engenheira civil e geotécnica Juliana Gonçalves; da diretora de Obras Urbanas do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot/MG), engenheira de produção Luiza Salum.

A deputada estadual Maria Clara falou da sub-representação das mulheres na política e das dificuldades enfrentadas por elas. "Hoje a gente tem uma bancada feminina recordista na Assembleia. Nós somos 15 deputadas em um universo de 77 cadeiras. E eu me perguntei esses dias me questionando o porquê da gente celebrar isso. Quando a gente fala de um estado e de um país em que 52% do nosso eleitorado é composto por mulheres, e quando a gente traz isso para o espaço do parlamento, a gente verifica, na verdade, essa subrepresentação. A gente celebra essa conquista na Assembleia quando, na verdade, nós estamos sub-representadas”, enfatizou.  

As painelistas destacaram a importância de políticas e programas que incentivem a participação e o avanço das mulheres em posições de liderança e tomada de decisão. A crescente presença feminina na engenharia também foi um ponto de discussão. As profissionais destacaram as conquistas das mulheres nessa área e lembraram dos desafios, como a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Ao final do evento, a  instrutora de Mindfulness Júlia Duarte ensinou para os participantes a técnica que consiste em consciência plena, auxiliando  nas atividades do dia a dia, no trabalho e no equilíbrio emocional.

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
08 Mar 2024
Tipo de publicação
Notícia