Novo diretor Técnico e de Fiscalização pretende promover integração de áreas

No dia 18 de janeiro de 2024, durante a primeira plenária do ano, o engenheiro civil Gabriel Faria Nogueira assumiu a diretoria Técnica e de Fiscalização do Crea-MG com planos de ampliar o diálogo com os profissionais, com as empresas e com a sociedade, e ainda com as instâncias internas do Conselho.

O belo-horizontino Gabriel Nogueira conta que conhece bem o Regional mineiro. "Eu tenho uma vivência grande do Crea-MG. Praticamente nasci no Crea. Meus pais foram funcionários, sendo que meu pai ainda atua dentro do conselho como fiscal. Eu fiz concurso e fui contratado como assistente administrativo em 2007 e trabalhei no 'Apoio à comunidade' e na Ouvidoria”, ambos na sede em Belo Horizonte.

Mas, o já estudante de engenharia civil optou por deixar o Conselho para fazer estágio na área logo em 2008. Gabriel formou-se em engenharia civil na PUC-MG, em 2012, e concluiu especialização em Patologia de Obras Civis pelo IDD-PR, em 2014. Formação que amplia a prática mantida desde 2008, ainda estudante, e hoje em sua empresa, a GN2 Engenharia, especializada nas áreas de impermeabilizações especiais, recuperação e reforço de estrutura com atuação em todo o país.

"Gosto muito de pensar e desenvolver projetos em etapas porque, acredito, que assim se constrói uma base mais sólida e obtém-se resultados mais satisfatórios", afirma Gabriel antes de detalhar as suas expectativas à frente da diretoria Técnica e de Fiscalização. "Aprimorar a integração entre a área técnica e de fiscalização, incentivando a adoção de padrões entre as câmaras e em treinamentos de gestão e processos para que as informações cheguem corretamente e de forma ágil, vai ser o foco do meu trabalho", explica o diretor. Ele sabe que esses são objetivos desafiadores. "Vamos ter embates? Sim. Mas, aos poucos, vamos conseguir construir uma relação melhor, interna e externamente" - argumenta o diretor, completando que um dos resultados esperados é que "o Conselho seja bem visto pela sociedade em suas duas principais funções, de legislar e de fiscalizar".

O engenheiro já atuou pelo Crea-MG em 2018, quando foi indicado para ser conselheiro suplente pela Associação Médio Paraopebana dos Profissionais da Engenharia e Agronomia (Ampea). Em 2021, assumiu a coordenadoria adjunta da Comissão Permanente do Terço, além da coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-MG nos anos de 2022 e 2023. Nesse último ano, foi eleito para coordenar a Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil.

Tags

Maria Julia Rodrigues
Publicado em
25 Jan 2024
Tipo de publicação
Release