Grupo de Trabalho do Crea-MG analisa práticas e desafios em projetos de energia renovável

GT visita usina fotovoltaica em Divinópolis

O Grupo de Trabalho (GT) Energias Renováveis do Crea-MG realizou, em 25 de julho de 2024, uma visita técnica à Usina São José, localizada em Divinópolis, Minas Gerais. Com uma potência instalada de 1,3 MVA, a usina fotovoltaica (UFV) já consolidada foi escolhida como campo de estudo para o GT, que busca reforçar a importância de práticas sustentáveis e multimodais na geração de energia.

A atividade teve como objetivo demonstrar, na prática, os requisitos técnicos, as estratégias de implantação e as possibilidades de fiscalização de uma usina solar. Além disso, a visita incluiu uma análise comparativa com uma pequena usina hidrelétrica instalada no mesmo local, conectada de forma independente à rede elétrica da Cemig.

Aspectos técnicos e integração de áreas

Durante a inspeção da usina, os participantes avaliaram componentes essenciais, como estruturas de fixação dos módulos solares, tipos de inversores e cabos, sistemas de drenagem, proteções elétricas e subestações. “A análise reforçou a necessidade de integração entre diversas modalidades da engenharia, incluindo elétrica, ambiental, civil, mecânica, geologia e agronomia”, registrou o GT .

Reflexões e aprendizados

A experiência permitiu aos membros do GT aprofundar a compreensão sobre o papel da engenharia na transição energética e na viabilização de projetos. 

“A visita nos permitiu aprofundar os debates sobre os desafios da fiscalização durante a implantação de usinas fotovoltaicas e a importância de profissionais qualificados para garantir a operação e manutenção após a entrega do projeto”, reforçou o coordenador do grupo, engenheiro eletricista Fabrício Aristides Costa.

Debora.Sarmento
Publicado em
26 Jul 2024
Tipo de publicação
Notícia