Grupo de Trabalho do Crea-MG conhece de perto política pública que tornou a cidade referência internacional

Em 3 de maio de 2024, membros do Grupo de Trabalho (GT) Cidades Arborizadas do Crea-MG realizaram uma visita técnica a Juiz de Fora, município recentemente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Cidade Árvore do Mundo”. O encontro teve como propósito compreender as práticas de arborização urbana que levaram à conquista do selo internacional e explorar a estruturação do Plano Diretor de Arborização do município.
Juiz de Fora: referência internacional
O reconhecimento de Juiz de Fora como “Cidade Árvore do Mundo” pelo programa Tree Cities of the World é fruto de um planejamento estruturado e ações concretas para a gestão sustentável de suas áreas verdes. Durante a visita, os integrantes do GT visitaram o Parque da Lagoinha, exemplo de preservação e uso sustentável das áreas verdes urbanas. Eles também tiveram acesso a práticas de manejo inovadoras e políticas públicas implementadas pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), incluindo a apresentação sobre como é realizada a comunicação direta entre a prefeitura e a comunidade para demandas relacionadas à arborização, valorizando a participação social.
Contribuições para o GT e ações futuras
Na avaliação do coordenador do GT, engenheiro agrônomo Edimilson Alves Barbosa, “a visita técnica foi essencial para o desenvolvimento dos trabalhos do GT Cidades Arborizadas, que busca promover debates e levantar informações sobre a arborização urbana das cidades mineiras”. Segundo ele, a experiência em Juiz de Fora permitiu “definir os principais temas a serem abordados no II Workshop de Arborização Urbana, que será realizado no segundo semestre, e a aprimorar o conteúdo da cartilha de orientação para construção de planos municipais de arborização urbana, que estamos desenvolvendo e deve ser publicada ainda este ano”, explicou.