
O professor de eletrônica digital do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), engenheiro eletricista Bruno de Oliveira Monteiro, assume, pela segunda vez, a Diretoria de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A posse foi na primeira plenária do ano, no dia 19 de janeiro de 2023, quando foi reeleito para o cargo.
Em seu primeiro ano à frente da Diretoria, ele destaca o seminário “Impactos e desafios do 5G” e a “Feira de Oportunidades do Inatel”, que teve a participação do Crea-MG. “Em 2022, trabalhamos no desenvolvimento de eventos de grande relevância no âmbito da engenharia. Trouxemos para esta casa, pautas de discussões inovadoras que fazem parte do dia a dia da sociedade e que congregam a importância da engenharia como a tecnologia 5G e SmartCity”, detalha Bruno. Segundo ele, a expectativa para este ano é continuar gerando crescimento e proporcionando mais encontros. “Esses eventos tiveram uma excelente repercussão e deverão ser intensificados em 2023 com o objetivo de aproximar ainda mais o Conselho dos seus profissionais e da sociedade”, pontua.
Com mais vinte anos de experiência acadêmica, Bruno graduou-se em engenharia elétrica no Inatel, onde também fez pós-graduação em engenharia biomédica e mestrado em telecomunicações. Atualmente, além de professor, também coordena o Escritório Internacional do Inatel, o Núcleo de Estágio e Intercâmbio e também o Almoxarifado de Eletrônica e Manutenção Laboratorial. Na instituição, já foi coordenador da Assessoria de Comunicação e da Feira Tecnológica. Bruno é ainda membro do Conselho Multidisciplinar do município de Santa Rita do Sapucaí, onde mora.
Em 2007, o diretor foi indicado pela primeira vez como conselheiro do Crea-MG pelo Inatel. Ele já coordenou a Câmara de Engenharia Elétrica e o Grupo de Trabalho de Hospitais.
Diretoria - Composta por conselheiros regionais, a Diretoria do Crea-MG é um órgão executivo da estrutura básica. Ela auxilia a Presidência no desempenho de suas funções e decide sobre questões administrativas. Os diretores Administrativo e Financeiro; de Planejamento, Gestão e Tecnologia; Técnico e de Fiscalização; de Atendimento e Acervo; de Relações Institucionais, e de Recursos Humanos são eleitos pelo Plenário, em votação secreta. Já o vice-presidente é indicado pelo presidente e homologado pelo Plenário.