Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri é tema de workshop

Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri é tema de workshop

Umas das regiões mais estigmatizadas de Minas Gerais, os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri são conhecidos, historicamente, pela vulnerabilidade econômica e social. Contudo, essas áreas apresentam um vasto potencial de desenvolvimento. No intuito de contribuir com esse debate, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai promover, em Diamantina, no dia 19 de outubro de 2022, o Workshop “Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências para o desenvolvimento regional”. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório I, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), às 14h.

Além de expor as atividades do Grupo de Trabalho de Engenharia Vale do Jequitinhonha e Mucuri (VJM) do Crea-MG, criado especialmente para discutir o desenvolvimento socioeconômico da região, o Conselho vai receber diversas entidades representativas para compartilhamento de programas, planos e atividades que têm sido realizados regionalmente. Umas das pautas é a extração do lítio - um mineral fundamental para a fabricação de baterias, portanto, essencial para veículos elétricos, e tem no Vale do Jequitinhonha uma das maiores reservas do país. Outro assunto que será debatido é a necessidade de maior investimento na área de gemologia, ciência que estuda as pedras preciosas. A extração de gemas é uma atividade destacada do Vale do Mucuri, sobretudo, em Teófilo Otoni.

O vice-presidente do Crea-MG, engenheiro civil João Magalhães, ressalta a necessidade de estimular o debate para a melhoria e soluções de problemas, viabilizando a troca de conhecimento e promovendo o bem-estar social coletivo. “É de extrema relevância o debate a ser levantado neste workshop. Esse é o momento de reunir contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea, bem como da sociedade civil organizada, para a solução dos problemas regionais, como recursos hídricos, saneamento e infraestrutura, entre outros. Estamos imbuídos no propósito de construir um bem comum”, pontua João Magalhães.
O inspetor-chefe do Crea-MG em Diamantina, engenheiro civil Leonardo Humberto Fonseca Souza, afirma que a cidade terá a oportunidade de ser palco de um debate importante para a região. “Temos trabalhado a favor do município e as discussões levantadas neste evento podem contribuir muito com desenvolvimento nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências em nossa região. Pretendemos estimular ainda mais a participação e o envolvimento das instituições públicas e privadas para melhoria dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, reforça Leonardo. 

Plenária - Ainda como parte das atividades do Crea-MG em Diamantina, será realizada, no dia 20 de outubro, a reunião Plenária, que ocorre, regularmente, em Belo Horizonte. O encontro vai reunir a diretoria e os conselheiros de todo o estado para deliberarem sobre assuntos envolvendo as profissões da engenharia, da agronomia e das geociências.

Workshop Contribuições da engenharia, da agronomia e das geociências para o desenvolvimento regional
Data: 19/10/2022 
Horário: 14h às 16h
Local: Auditório do Campus I UFVJM – Rua da Glória, 187 - Centro

     Instituições participantes 
•    Prefeitura Municipal
•    Câmara Municipal
•    DER-MG
•    Crea Jr-MG
•    Sebrae
•    Cemig
•    Copasa
•    IEF
•    Idene
•    Copanor
•    UFVJM
•    Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha – Amaje
•    Grupo de Trabalho - Engenharia GTVJM

anaclara.machado
11/10/2022 - 15:43