
No dia 29 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), na Inspetoria de Divinópolis. O encontro contou com a participação de 19 profissionais regulares da região da inspetorias de Arcos, Bom Despacho, Divinópolis, Itaúna, Oliveira, Pará de Minas e Passos.
O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Luiz Otávio Santos Pereira, destacou que o processo foi muito positivo e todas as propostas foram discutidas. “Várias foram as propostas que tem a ver com conceitos legais e legislativos, pois entendemos que o Conselho também tem a função de levar essas demandas aos poderes específicos. A forma como foi discutida a valorização das profissões vem na vertente da nossa luta diária em relação às atribuições, à ART, à aplicabilidade da engenharia por si só dentro de um padrão de qualidade. Sustentamos a defesa das profissões nas escolas, no mercado, nas entidades de classe e principalmente no dia a dia da atuação profissional”, afirmou.
Estão sendo realizadas 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Divinópolis, foram aprovadas 37 propostas. Também foram eleitos três delegados e dois suplentes, além dos sete delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.
Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
Propostas - Os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.
CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4
Delegados:
Com mandato:
- Severino Alves de Oliveira - inspetor-chefe Itaúna (nato)
- Luiz Otávio Santos Pereira – inspetor-chefe de Divinópolis (nato)
- Luiz Paulo da Silva Mendes – Conselheiro (nato)
- Welhiton Adriano de Castro Silva – Diretor Financeiro da Mútua (nato)
- Selma Elias de Oliveira Costa – inspetora-chefe de Pará de Minas (nato)
Sem mandato:
- André Gonçalves Martins – Presidente do CED (nato)
- Ildes Antônio Soares Pacheco – Presidente da AEAPAM (nato)
- Thauane Karen da Silva
- Gustavo Oliveira de Paula
- Anderson Silva Lima
Suplente:
- Israel Silveira Oliveira Júnior
- Luís Fernando Duarte Oliveira
Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
Publicada em 30 de junho de 2022