
No dia 6 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), no auditório do Unis, em Varginha. O encontro contou com a participação de 31 profissionais regulares da região das inspetorias de Alfenas, Lavras, Machado, Itajubá, Passos, São Lourenço e Varginha e dos escritórios de representação de Cássia, Três Corações e Três Pontas.
O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Adimar Rezende Lages, afirma que durante o encontro as propostas apresentadas foram debatidas e as dúvidas esclarecidas. “O evento foi um sucesso total, muito franco o debate. O CEP é a oportunidade que os profissionais têm para fazer propostas, falar sobre o Sistema e contribuir com ideias”, destacou.
Estão sendo realizadas 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Varginha, foram aprovadas 15 propostas. Também foram eleitos 12 delegados, além dos 15 delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.
Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
Propostas - Os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.
CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4
Delegados:
Com mandato:
- Théo Bajgielman Ayres - Inspetor-chefe de São Lourenço (nato)
- Eduardo Emanuel Vieira Guedes - Conselheiro (nato)
- Jader Custódio de Faria - Conselheiro (nato)
- Stênio Igor Mendonça – Inspetor-chefe - Lavras (nato)
- Alencar de Souza Filgueiras - Conselheiro (nato)
- Paulo Roberto Felicori – Conselheiro (nato)
- Donizeti Leão de Miranda – Conselheiro (nato)
- Marcos Penha de Oliveira – Inspetor Adjunto I - Três Corações (nato)
- Adimar Rezende Lages – Inspetor-chefe - Varginha (nato)
- Maria Júlia de Barros Maia Costa – Inspetora-chefe – Itajubá (nato)
- Joaquim Paulino da Costa Neto – Inspetor-chefe – Machado (nato)
- Paulo Roberto de Paiva Novo – Conselheiro (nato)
- Andréa Aparecida Ribeiro Corrêa – Conselheira (nato)
- Eduardo Luiz Souza Ribeiro - Conselheiro (nato)
Sem mandato:
- Claudionor Alves da Silva – Presidente da AVEA -Varginha (nato)
- Acácio Ponciano Rodrigues
- Jorge Antônio da Fonseca
- Sebastião Wellington Barbosa
- Salustiano Teixeira
- Paulo Mauad Galhardo
- Nelson Delu Filho
- Gustavo Fernando Morari Barrios
- Eduardo Henrique Ferroni
- Gustavo Pereira Tavares
- Leonardo Gonçalves Galiano da Silva
- Paula Reis Chaves Ribeiro Cincoetti
- Mário Marques Caponi Cincoetti
Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
Publicada em 8 de junho de 2022