
No dia 12 de maio, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora. O encontro contou com a participação de estudantes e de 31 profissionais regulares da região das Inspetorias de Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, São João del-Rei, Ubá e Viçosa, e dos Escritórios de Representação de Carandaí e Carangola.
Serão 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Juiz de Fora, foram aprovadas 24 propostas. Também foram eleitos seis delegados e três suplentes, além dos seis delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.
Para o inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Eduardo Modesto do Patrocínio, a reunião precursora do CEP foi muito produtiva. “Contamos com uma ampla participação de representantes das outras inspetorias, de membros do Crea Jr-MG e de profissionais da região e as discussões foram boas. Esperamos que, no Congresso Estadual, a gente possa, de fato, aprovar as nossas propostas e também ajudar a compor a representação do estado de Minas para o Congresso Nacional”, afirmou.
Etapa estadual - O evento será realizado em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
Propostas - os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.
CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4
Delegados:
Com mandato
- Maria Angélica Arantes de Aguiar Abreu - conselheira (nata)
- Eduardo Modesto do Patrocínio - inspetor chefe Juiz de Fora (nato)
- David de Aguiar - inspetor chefe Muriaé (nato)
- Luiz Ricardo Pena – inspetor chefe São João Del Rei (nato)
- Carlos Guimarães Filho - conselheiro (nato)
- Carlos Juarez Velasco - conselheiro (nato)
Sem mandato
- Wagna Regiane Nogueira
- Antônio Fernando de Castro Andrade
- Fábio Luiz de Oliveira e Silva
- Samara Castro Santos
- Jorge Nei Brito
- Felipe Artur Leite
Suplentes
- Viviane Modesto Arruda
- Erlerson da Silva
- Camila Bulho Zuqueto Resende
Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
Publicada em 13 de maio de 2022