Município de Lima Duarte debate regularização fundiária e licenciamento

Alterado
Ter, 18/01/2022 - 11:10
Município de Lima Duarte debate regularização fundiária e licenciamento

O Clube de Engenharia de Juiz de Fora (CEJF) promoveu o “I Seminário Abordagem Integrada: regularização fundiária, mobilidade urbana e proteção ambiental, estudo de caso: A Vila do Parque Estadual de Conceição de Ibitipoca”. O evento, realizado de forma híbrida, ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, em Lima Duarte, município que pertence à Inspetoria do Crea-MG de Juiz de Fora. O seminário promovido com recursos do Chamamento Público do Confea, contou com o apoio da Inspetoria de Juiz de Fora, da Associação de moradores e amigos de Ibitipoca (Amai) e da Prefeitura de Lima Duarte.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Juiz de Fora e membro do CEJF, engenheiro civil José Eduardo Modesto, conduziu o evento e falou da importância da engenharia no planejamento urbano e desenvolvimento do município. “Discutimos tanto as soluções para as demandas locais quanto à regularização fundiária, mobilidade, licenciamento ambiental com diversos setores, poder público, entidades, profissionais e sociedade civil”, afirmou.

Na oportunidade, o inspetor propôs a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado, uma cooperação técnica na área da fiscalização. A prefeita se interessou pela parceria e afirmou que a fiscalização é muito importante para o município. “Quando eu assumi a prefeitura só tinha um engenheiro. Minha preocupação era resgatar a engenharia. A cidade que a gente quer morar é a que tem fiscalização séria”, destacou.

O evento, que reuniu presencialmente mais de 40 pessoas e mais de 200 online, também contou com a participação de vereadores; do conselheiro federal suplente por Minas Gerais, engenheiro civil Ivo Silva de Oliveira Júnior; do conselheiro do Crea-MG, engenheiro eletricista Carlos Guimarães Filho; do supervisor da Região II do Crea-MG, Leandro Abreu; do secretário da Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca (Amai), Ronaldo de Moraes Champak, de profissionais do Sistema e moradores da cidade de Lima Duarte.

 

Almir Moura
Publicado em 23 de novembro de 2021