Crea-MG realiza blitz de fiscalização em cerca de 200 empreendimentos em Patos de Minas

Começou, em 16 de agosto de 2021, em Patos de Minas, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 20, uma equipe composta por oito fiscais vai percorrer cerca de 200 obras, postos de combustíveis e cartórios que possuem contratos de crédito rural, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

A blitz reforça as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG na cidade. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Patos de Minas, engenheiro agrônomo Roberto Mendonça Mundim, explica que esta ação é executada periodicamente para coibir irregularidades. “A blitz de fiscalização tem uma importância enorme para a cidade, pois verifica se as atividades da engenharia, como obras e em postos de combustíveis, estão sendo executadas por profissional habilitado. Isso dá segurança para toda a população e contribui para um desenvolvimento organizado e bem estruturado”, afirma Roberto. Segundo o inspetor, os cartórios de registro de imóveis também serão fiscalizados para verificar se projetos agropecuários foram contratados com responsável técnico e com a devida ART.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

publicado em
antonio.bosco