Inclusão de Título / Anotação de curso

Trata-se de anotação decorrente da conclusão de nova graduação, cursos de especialização, mestrado ou doutorado, comprovados por meio de certificados ou diplomas expedidos por estabelecimentos de ensino superior registrados nos órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).

Serviços: com login

Como solicitar:

Você tem acesso a esse serviço pela plataforma de Serviços: com login e deve encaminhar a documentação digitalizada, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade física para realizar a sua solicitação.

Área responsável: Departamento de Atendimento, Registro e Acervo - DAA

Documentação necessária

• Certificado/diploma do curso a ser anotado, devidamente registrado ou revalidado, conforme o caso.
  • Histórico escolar oficial do curso a ser anotado, com indicação da carga horária.

Valor do serviço: isento.

Importante:

1.  Os documentos em língua estrangeira, legalizados pela autoridade consular brasileira, devem ser traduzidos para o vernáculo por tradutor público juramentado.
  2.  Para anotação de curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho, o Crea-MG só emitirá o registro quando a escola e o curso estiverem cadastrados no Conselho:
    1. Para profissionais diplomados em outra jurisdição, o registro só será emitido após confirmação pelo Crea-MG do cadastro da escola e do curso junto ao Crea de origem;
    2. Somente poderão ser emitidos os registros para egressos de instituições de ensino que antecipadamente tenham encaminhado ao Crea-MG relação de formandos certificando a data da conclusão do curso.
    3. Conforme a Lei 7.410/1985, a anotação de curso em engenharia de segurança do trabalho somente será permitida aos engenheiros do Sistema Confea/Crea, devidamente registrados no Crea-MG.
    4. A data de início do curso de especialização de engenharia de segurança do trabalho deve ser posterior à data de conclusão do curso de GRADUAÇÃO de engenharia ou agronomia.
  3.  Para anotação de curso de georreferenciamento, o profissional deverá solicitar também a certidão de georreferenciamento.
  4. APÓS inclusão do título, caso queira uma nova carteira, deverá protocolar o pedido de emissão de carteira profissional. ATENÇÃO: o único título de PÓS-GRADUAÇÃO (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado) que é impresso na carteira é o de Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho; os demais títulos de pós-graduação serão informados nas certidões emitidas pelo Conselho.

Compromisso de atendimento: em média 10 dias.

Validade: indeterminada.

Mais Informações

Sitac/Versão MG - acesse os tutoriais disponíveis no YouTube: http://bit.ly/VideoSitac

Central de Informações - de segunda a sexta - das 7h às 19h