As inspetorias e os escritórios de representação fazem parte do esforço do Crea-MG de estar onde os profissionais estão, facilitando o acesso aos serviços do Conselho. Em 2021, havia unidades em cerca de 80 cidades.
Capilaridade
para melhor atendimento
Com a representação local, o Crea-MG mostra a relevância da engenharia, da agronomia e das geociências para o desenvolvimento e valorização das profissões. Essa capilaridade do Conselho permite ampliar a participação nas discussões acerca do desenvolvimento das cidades, do campo e das indústrias. Também reforça a necessidade do envolvimento de profissionais habilitados na elaboração e implantação de políticas públicas.
No âmbito local, o Conselho é representado por inspetores, eleitos pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados naquela inspetoria, para um mandato de três anos, coincidente com o mandato do presidente. Para os escritórios de representação, os inspetores são designados pelo presidente.
Em um estado tão diverso quanto Minas Gerais, os inspetores assumem a responsabilidade de promover o diálogo com a sociedade e os profissionais para que sejam contempladas as demandas locais nas ações do Crea-MG. Por essa razão, cabe a eles participar do planejamento da fiscalização e das ações do Conselho localmente.
- Inspetorias e Escritórios de Representação
- Os Inspetores