• AtendeWeb Pessoa Física
  • AtendeWeb Pessoa Jurídica
  • Intranet

Representantes dos Colégios Estaduais do Crea-Minas reúnem-se para planejamento de atividades

Enviado por: Leidiane Vinhal
em: 17/03/2017

​​​​

Foi realizada nos dias 16 e  17 de março, na sede do Crea-Minas, a 1ª Reunião Ordinária dos Colégios no ano de 2017. O encontro de todos os representantes destes órgãos consultivos, que compõem a estrutura de apoio do Conselho, objetivou traçar o plano de ação para o ano corrente e alinhar o debate no sentido de promover a valorização da engenharia.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, agradeceu o empenho de todos os componentes dos Colégios e destacou a importância de uma atuação conjunta. "Os ambientes de engenharia têm condição de fazerem uma interlocução qualificada para um debate único, na defesa da engenharia e de sua importância no desenvolvimento social. Precisamos fazer uma defesa coletiva de nossas pautas", enfatizou o presidente.

O diretor de Relações Institucionais do Conselho, engenheiro civil Luiz Gonzaga Campos, destacou a realização do trabalho em equipe. "É muito bom recebê-los. Sempre trabalhamos de forma positiva e operante, consolidando bons resultados no final do ano. Sejam bem-vindos", cumprimentou.

O coordenador estadual do Colégio Estadual de Representantes Institucionais (CRI), engenheiro civil João Luiz Teixeira, destacou o trabalho realizado. "Estamos empenhados em finalizar o Guia de Representantes, para nortear e fortalecer a participação dos nossos representantes nos diversos fóruns em que temos assento. Gostaria também de agradecer a participação de todos que vem contribuindo com o fortalecimento das atividades do CRI", afirmou.

Já o coordenador estadual do Colégio Estadual de Instituições de Ensino (CIE), engenheiro de produção Joaquim José da Cunha, destacou a união dos Colégios. "Juntos, vamos promover a valorização da engenharia e seus profissionais. Cada Colégio tem seu campo de atuação, porém com o mesmo objetivo final". avaliou

Para o coordenador do Colégio Estadual de Entidades (CEE) de 2016, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho João José Magalhães Soares, "o último ano foi de grande trabalho, principalmente no que se refere ao esforço para viabilizar o Chamamento Público 001-2016".

O coordenador do Colégio Estadual de Inspetores (CEI) de 2016, engenheiro civil Edilmar Luiz Moreira de Carvalho, por sua vez, agradeceu o apoio do Crea-Minas. "Agradeço o esforço e todo o apoio que recebemos do Crea. Também gostaria de pedir união a classe dos engenheiros para enfrentarmos todos os desafios atuais", afirmou.

A pauta da reunião também incluiu apresentação da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mútua-MG), feita pelo seu diretor-geral e engenheiro civil Maurício Fernandes.

Para encerrar a solenidade de abertura, o presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, engenheiro civil Pedro Celestino , proferiu a palestra Engenharia e Desenvolvimento. Ele explanou sobre a trajetória de desenvolvimento do país a partir da atuação da engenharia. "Somos um dos maiores territórios, temos uma das maiores populações, abundância de recursos naturais e a décima economia do mundo, graças aos esforços dos engenheiros", avaliou. Ainda assim, Pedro Celestino falou sobre a necessidade de avanços no desenvolvimento e de como a crise política e econômica vem afetando a engenharia. Também destacou vários campos que carecem de engenheiros e apontou a necessidade de fortalecimento da categoria para ocupação dessas demandas. "Ainda temos muito o que desenvolver e isto não será feito sem a engenharia. Não podemos abrir mão de um projeto de nação", finalizou.

Confira as matérias da reunião de cada um dos Colégios nos links abaixo:

Colégio Estadual de Instituições de Ensino

Colégio Estadual de Representante Institucionais

​Colégio Estadual de Inspetores

Colégio Estadual de Entidades​

Confira o álbum da Solenidade de Abertura​