• AtendeWeb Pessoa Física
  • AtendeWeb Pessoa Jurídica
  • Intranet

Crea-Minas lança o Ferro 12 em Belo Horizonte

Enviado por: Leidiane Vinhal
em: 11/05/2017

Simpósio internacional reunirá pesquisadores para compartilhamento de informações sobre ferrocimento.

grande.jpg

O 12º Simpósio Internacional de Ferrocimento e Compostos de Cimento Reforçado Fino – Ferro 12 foi lançado oficialmente ontem, 10 de maio de 2017, na sede do Crea-Minas. O presidente da Sociedade Brasileira de Ferrocimento (SBF), engenheiro civil Sávio Nunes Bonifácio, deu início à contagem regressiva para o Simpósio, que será realizado de 15 a 18 de julho de 2018. "Agradeço a todos os parceiros do Ferro 12. Este será um importante espaço para compartilhamento de estudos, experiências e tecnologia", afirmou.   

Em seu pronunciamento, o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, destacou que a tecnologia do ferrocimento passa por constantes inovações e o Simpósio é uma grande momento para troca de informações. Para ele, a rapidez e o pouco gasto de materiais cumprem importante papel na democratização do acesso aos serviços de engenharia.

"Resgatar a tecnologia do Ferrocimento é uma grande oportunidade para o Brasil e um exemplo para o Sistema Confea/Crea", ressaltou.

Parcerias
A disseminação de técnicas de barateamento de custos foi apontada como um dos grandes destaques para o Ferro 12 pelo vice-presidente da Fiemg, engenheiro civil Luiz Fernando Pires. "Precisamos fazer mais com menos. Várias pessoas pensando a inovação contribui para o desenvolvimento. A indústria apoia o Ferro 12", assegurou.

O conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Minas Gerais (Abes-MG) e diretor de Operações Norte da Copasa, engenheiro civil Gilson Queiroz, ressaltou o pioneirismo de Minas Gerais na utilização do Ferrocimento em obras de saneamento e a importância desta técnica para a área. "A Abes vê o Ferrocimento como uma possibilidade de ampliar a oferta de infraestrutura. Essa tecnologia pode ajudar a promover a universalização do saneamento", destacou Gilson. 

O vice-presidente do Senge-MG, engenheiro eletricista João José de Magalhães, por sua vez, parabenizou a organização do Simpósio e convidou todos para participarem do simpósio em 2018.

O Ferro 12, para a diretora-presidente da Copasa, uma das instituições realizadoras do evento, engenheira civil e sanitarista Sinara Inácio Meireles Chenna, é um espaço para difundir a tecnologia e a gama de aplicações do ferrocimento. "Precisamos quebrar paradigmas e ampliar a implantação de infraestrutura com ferrocimento no país. Dar visibilidade para que essa técnica seja mais utilizada", afirmou.

Representando o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o presidente da Urbel, Cláudius Vinícius Leite, apontou que essa não é uma tecnologia nova e que, por sua eficiência, precisa ser resgatada. "Nos comprometemos de forma ampla com a realização deste simpósio. Além de criar, temos que honrar e resgatar aquilo que já deu certo", assinalou.

O representante do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, subsecretário de projetos da Secretaria de estado de Transportes e Obras Públicas, Marcos Túlio de Melo, também se comprometeu com a divulgação do Ferro 12. "É preciso fazer chegar a profissionais e estudantes essa técnica, que não é nova, mas precisa ser resgatada. Pois cumpre importante papel para levar a tecnologia a todos", finalizou.

Palestras

O evento contou com palestra Magna do presidente da Sociedade Internacional de Ferrocimento (IFS), professor doutor civil Hugo Wainshtok Rivas, com o tema: Ferrocimento - Passado, Presente e Futuro.

O presidente do CAU-BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro, também apresentou a palestra: Lelé – Industrialização na Construção, uma homenagem ao arquiteto João Filgueiras Limas, um dos maiores entusiastas do ferrocimento no Brasil.                                                                         

Sobre o Ferro 12

Em sua 12ª edição, o Simpósio Internacional de Ferrocimento e Compostos de Cimento Reforçado Fino – Ferro 12, pela primeira vez na América do Sul, faz parte de uma série contínua de simpósios iniciada em 1979. O evento será realizado na sede do Crea-Minas, entre os dias 15 e 18 de julho de 2018.

Entre os objetivos do evento destacam-se a divulgação dos últimos avanços e pesquisas no campo do ferrocimento e compósitos cimentícios delgados, incluindo o concreto reforçado com tecido (TRC) e também a formação de um fórum mundial de especialistas para troca de conhecimento e experiências.

O Ferro 12 é realizado pelo Crea-Minas, Copasa e Senge-MG.

Saiba mais sobre o Ferro 12

http://www.ferro12.com.br